Miss Santa Catarina 2026 sofre ataques racistas após coroação

miss

Em um post em seu perfil no Instagram, a modelo compartilhou um texto repudiando os ataques - (crédito: Reproduçao/Instagram/@pietratravassoss)

A modelo Pietra Travassos, de 18 anos, foi alvo de ataques racistas nas redes sociais após ser coroada Miss Santa Catarina 2026. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (17), em Criciúma, no sul do estado. Representando o município de Siderópolis, Pietra foi escolhida entre finalistas de diversas cidades, mas logo após a vitória passou a receber mensagens ofensivas que questionavam sua presença no concurso e faziam comentários de cunho discriminatório.

Entre as publicações, internautas afirmaram que a jovem teria sido “eleita por cota” e chegaram a escrever frases como “Santa Catarina não é um zoológico”. Em resposta, Pietra publicou uma mensagem de agradecimento pelas demonstrações de apoio e disse que ser coroada Miss Santa Catarina foi “um sonho realizado”.

miss
Em um post em seu perfil no Instagram, a modelo compartilhou um texto repudiando os ataques – (crédito: Reproduçao/Instagram/@pietratravassoss)

A jovem é a segunda mulher negra a conquistar o título no estado, a primeira foi Bruna Valim, eleita em 2021, que também foi vítima de ataques racistas nas redes sociais. Assim como Valim, Pietra passou a representar um marco de representatividade no concurso. Em uma publicação, o perfil oficial do evento destacou que “não há coroa mais bonita do que aquela que desafia padrões e abre caminho para tantas outras”.

Natural de Siderópolis, cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, Pietra é estudante do 3º ano do ensino médio no Cedup Abílio Paulo e mora com a mãe e a irmã. Segundo a administração municipal, a jovem foi incentivada a participar do concurso após se destacar em um evento escolar.

LEIA TAMBÉM: Miss Brasil CNB Teen: pela primeira vez duas jovens negras fazem transição do título nacional

A mãe, Walesca Travassos, afirmou que a família ainda está processando o episódio e buscando orientação sobre as medidas cabíveis. “Estamos muito felizes com a conquista e tentando não rebater os comentários ofensivos”, declarou.

O concurso foi realizado em um shopping de Criciúma e contou com participantes de várias regiões do estado. Beatriz Schlickmann, de Braço do Norte, ficou em segundo lugar, e Lara Spillere Caetano, de Nova Veneza, em terceiro.

Agora, Pietra Travassos representará Santa Catarina no concurso nacional de Miss Brasil, que será realizado em 2026.

Deixe uma resposta

scroll to top