Na noite deste domingo (8), a Miss Universo 2019 foi eleita. Em sua 68ª edição, o maior concurso de beleza mundial coroou como vencedora Zozibini Tunzi, Miss África do Sul.
Aos 26 anos, Zozibini Tunzi, que é ativista e relações públicas, brilhou no evento e falou sobre representatividade. “Eu cresci em um mundo em que uma mulher com a minha pele, a minha aparência e o meu cabelo não era considerada bonita. Isso acaba hoje. Quero que as crianças enxerguem o reflexo dos seus rostos no meu”, comentou. Vale destacar que, desde 2011, ela é a primeira negra a ser eleita Miss Universo. A última foi Leila Lopes, da Angola.
Superando 89 adversárias, Tunzi foi consagrada durante uma cerimônia que aconteceu em Atlanta, nos Estados Unidos. Para a final, ela dividiu o palco com Madison Anderson, de Porto Rico, que ficou com a segunda colocação, e com Sofía Aragón, do México, terceira colocada.
Outro fato interessante é que recentemente a competição foi marcada por uma vitória sul-africana, com a miss Demi-Leigh Nel-Peters, premiada em 2017, e uma vice-campeã, em 2018, com a representante Tamaryn Green.
Já o Brasil teve sua última vitória em 1968, com Martha Vasconcellos. Além dela, em 1963, a brasileira Iêda Maria Vargas também venceu a disputa. Este ano, a representante do Brasil, Júlia Horta chegou ao top 20 da disputa pela coroa, mas não conseguiu passar para as próximas fases.