Com as eleições municipais marcadas para outubro desse ano, o Ministério da Igualdade Racial preparou um material especial para candidaturas. É o Guia Eleitoral para Mulheres e Pessoas Negras, construído em parceria com o Ministério das Mulheres e Senado Federal com as autoras Aline Santos, Jéssica Almeida e Raquel Machado.
A publicação tem o intuito de fornecer à sociedade, especialmente às candidaturas de mulheres e pessoas negras, uma perspectiva inclusiva sobre o processo e as normas eleitorais. O Guia foi lançado na última semana, em sessão especial no plenário do Senado, pela secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima.
Na ocasião também foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o MIR e o Senado Federal. A secretária Márcia Lima espera que as iniciativas contribuam para ampliar a base de conhecimento da população negra acerca da política institucional e da representação por meio da democratização do acesso à informação.
“Esta parceria e o lançamento do Guia são resultado do nosso trabalho para democratizar o acesso à informação sobre o processo eleitoral e a participação política para a população negra através de ações afirmativas”, pontua.
Também estiveram presentes, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Vera Lúcia; ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo; a secretária executiva, Rita Oliveira, representando o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; a secretária executiva, Maria Helena Guarezi, representando o Ministério das Mulheres e as senadoras e senadores da sessão.
Acesse aqui o Guia Eleitoral para Mulheres e Pessoas Negras.
Leia também: Apenas duas capitais brasileiras têm políticas básicas para pessoas LGBTQIAPN+