Fazendo história: Mariam Eniola é a primeira africana a ganhar uma medalha de badminton nas Paralimpíadas

Mariam-Eniola-Bolaji-1.jpg

A nigeriana Mariam Eniola Bolaji fez história durante os Jogos Paralímpicos de Paris ao ser a primeira jogadora do continente africano, entre homens e mulheres, a ganhar uma medalha badminton nas Paralimpíadas, mas também nas Olimpíadas. Ela derrotou Oksana Kozyna e garantiu o bronze no Parabadminton feminino SL3 na última segunda-feira (02).

A atleta de apenas 18 anos conquistou o feito, e comemorou o desempenho. “Joguei muito bem. Realmente treinei para isso e estou feliz por poder realizar meus sonhos. Eu queria a medalha de ouro, mas ainda agradeço a Deus por me fazer fazer história“, disse, após a vitória.

Mariam Eniola Bolaji com sua medalha no badminton /Foto: Alexandre Battibugli/IPC

Segundo ela, vem quebrandoi recordes desde 2021 e parece orgulhosa de finalmente fazer história para seu continente. Ela começou no esporte no tênis de mesa, e aos 15 anos descobriu sua paixão pelo badminton. Mariam compete em uma classe de pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam.

Com o feito, a atleta agora espera que sua conquista sirva de inspiração para outros atletas. “Espero que outras pessoas na África se inspirem nisso e venham para o Parabadminton agora”, disse Mariam que continuará na França para apoiar outros atletas nigerianos, mas que vai descansar para tratar uma lesão que sofreu pouco antes dos Jogos.

Leia também: Ronan Codeiro fatura prata, 1ª medalha do Brasil no triatlo paralímpico

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top