Mais de 35 mil famílias estão desabrigadas no Maranhão, em decorrência das chuvas dos últimos dias. Ao todo, 64 municípios foram afetados de forma direta. Até o momento, seis mortes foram registradas por conta dos temporais registrados no Estado.
No último domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Estado, para acompanhar de perto a situação das famílias atingidas. O presidente sobrevoou algumas cidades e visitou o alojamento da Paróquia Santa Terezinha, em Bacabal, que abriga centenas de famílias.
“O Governo Federal não faltará em nenhuma hipótese às necessidades de cuidar do povo desse estado, sobretudo das pessoas que estão ficando em situação muito desconfortável como as que estão com as casas alagadas”, afirma o presidente.
Segundo a Defesa Civil Estadual do Maranhão, das 64 cidades mais afetadas pelas enchentes, Buriticupu, cidade a 415 km de São Luís, está em situação de calamidade pública. As demais, ainda de acordo com a Defesa Civil, estão em situação de emergência.
Leia também: Litoral Norte já corria risco de deslizamento, mostra MapBiomas
O governo do Estado informou que os meses de março e abril registraram um índice pluviométrico mais alto que o normal de outros anos, principalmente na parte Norte do Estado e na chamada Baixada Maranhense, agravando as cheias especialmente dos rios Mearim, Munim, Itapecuru, Grajaú, Maracu, Pindaré e o extravasamento dos lagos de Penalva, Cajari e Viana, que cortam o Estado.
0 Replies to “Maranhão soma mais de 35 mil famílias afetadas pelas chuvas”