Na última quarta-feira (01), Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown, recebeu o título de “doutor honoris causa”, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O membro do grupo Racionais MC’s foi homenageado com a honraria em uma cerimônia realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, Itabuna, cidade na região sul da Bahia.
Em seu discurso, o rapper mencionou sua mãe Ana Soares, que era baiana e faleceu em 2016 aos 85 anos. Ela saiu do estado aos 15 anos para viver em São Paulo, buscando melhores oportunidades. “Voltar à Bahia e receber esse titulo é muito simbólico, porque minha mãe saiu daqui humilhada, se sentindo a pior pessoa de todas. Queria que ela estivesse viva para ver isso“, disse Mano Brown.
A homenagem ao cantor e compositor é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFSB, que afirma que o reconhecimento acontece pela “autenticidade e por representar a voz dos moradores da periferia“.
“Ao darmos a Mano Brown o título de Doutor Honoris Causa, estamos reconhecendo a importância que o seu trabalho, seu pensamento, sua produção artística tem na interlocução com a população jovem, em especial aquelas pessoas que nunca tiveram voz na nossa sociedade. Populações de jovens periféricos encontram em sua música uma forma de se expressar e de se sentirem representados na densidade da sua poesia”, declarou a reitora Joana Angélica Guimarães da Luz, durante a cerimônia.
Nas redes sociais, o rapper comemorou o grande feito. “‘Qual o seu vulgo?’ Me chamem de Doutor! Ontem tive a honra receber a concessão do título Doutor Honoris Causa pelas mãos do Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia, a UFSB“.
Ao longo de sua fala na cerimônia, que contou com apresentações artísticas de grupos locais, o artista de 53 anos continuou destacando sua relação com a Bahia, afirmando se sentir parte do estado, por conta de suas origens.
“Quero agradecer à Bahia por esse reconhecimento, porque tinha que ser aqui mesmo. Esse é o meu lado étnico que eu mais ostento. Tenho orgulho em dizer que sou afrobaiano”. Aqui é a Bahia, onde o Brasil é mais Brasil“.
Leia também: Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal