No próximo sábado (1º), as crianças da Vila Acaba Mundo, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG) vão receber o projeto Makamba Brincante, com programação gratuita para incentivar a criançada a aproveitar a vida longe das telas.
“Criança tem que brincar, infância tem que ser livre!”, esta é a definição dada por Rita Aragão, uma das idealizadoras do Makamba Brincante, ao falar do objetivo do projeto que nasceu há mais de 10 anos na capital mineira.
Agora, em novo circuito brincante, em especial, voltado para as crianças da comunidade, o convite é para que a cidade conheça e participe das atividades que estimulam a criatividade e ampliam o acesso à cultura para as crianças e moradores da comunidade.
Intercalando oficinas e brincadeiras oferecidas pelo Makamba Brincante com atrações convidadas, as atividades acontecerão mensalmente sempre de 9h às 11h, iniciando neste sábado, com atrações na Praça Carioca localizada no Sion, entrada da Vila Acaba Mundo. Para mais informações, clique aqui.
De origem Bantu, Makamba significa amigos. A partir deste conceito e do desejo de Roniza Santiago e Rita Aragão, moradoras da Vila Acaba Mundo, há mais de 10 anos promovem o ato de brincar para o estímulo à criatividade, do desenvolvimento do lúdico e do viver em sociedade.
Com ampla formação artística nas áreas de dança, música, teatro e circo, carregam no currículo do Makamba Brincante o Prêmio de Inovação Comunitária, realizado pela Associação Querubins e a Brazil Foundation; ações dentro da comunidade durante a pandemia com distribuição de kits de brincadeiras com materiais criativos para as crianças e suas famílias.
O projeto também compôs mostras como o FAN (Festival de Arte Negra), Solo Negro da Cia Burlantins e Mostra Negras Autoras com o espetáculo brincante teatral “Menineça Sabi: O Sabor da Infância”, que também circulou por centros culturais da cidade.
Rita explica que atuam com datas festivas do calendário com as crianças da vila, mas que também fora delas. “A gente resgata brincadeiras dos idosos da vila e leva para os mais novos, com festas, café da manhã. A gente junta forças, cada um colabora com alguma coisa e todo mundo volta a ser criança”, afirma.
Roniza relembra a infância livre que tiveram, das brincadeiras na rua ao falar do contraponto importante à ser feito sobre a influência do mercado tecnológico: “ São trabalhados temas como uso de telas, presença, companheirismo, amizade e cultura africana, as crianças são conduzidas por diversas brincadeiras como pula corda, amarelinha africana e outras brincadeiras que envolvem ritmo, atenção, parceria e imaginação”, explica.
“As brincadeiras tradicionais são importantes para essas crianças. Brincar coletivamente está cada vez mais raro”, reflete Rita. Elas reforçam que, para este novo circuito, toda a cidade é convidada para participar. Atividades serão abertas, gratuitas, realizadas na Praça Carioca, onde tradicionalmente já acontecem diversas atividades pelo projeto.
Leia também: Espetáculo “Dolores – minha composição” segue em cartaz até 16 de abril
A programação é marcada pela diversidade cultural e o fortalecimento étnico racial, contribuindo com a formação crítica e reflexiva e o protagonismo infantil. Se hoje a rua é algo perigoso e ameaçador ao desenvolvimento da criança, a brincadeira tradicional garante a presença do lúdico, da situação imaginária e coloca a rua como mais um lugar de criação e socialização. Para Roniza é por este motivo que o trabalho do Makamba é importante, “a cultura da criança é uma forma lúdica de reinventar a vida, uma oportunidade de leitura de mundo e reflexão sobre a identidade e a maneira individual de agir como cidadão”, finaliza.
Serviço
O QUE É: MAKAMBA BRINCANTE
ONDE: Praça Carioca localizada no Sion, entrada da Vila Acaba Mundo.
QUANDO: 1º de abril; 6 de maio e 3 e 17 de junho
HORÁRIO: 9h às 11h
QUANTO: gratuito (não é necessário retirar ingressos)
0 Replies to “Crianças da Vila Acaba Mundo (BH) recebem o projeto Makamba Brincante neste sábado (1º)”