A Caixa Econômica Federal divulgou uma lista de famílias a serem contempladas por um programa habitacional voltado para a favela do Moinho, após uma dura desapropriação no primeiro semestre deste ano. No total, 453 famílias que moravam no local serão beneficiadas, após acordo estabelecido pelo Governo Federal junto ao Governo do Estado de São Paulo.
Os acordos oferecem crédito de até R$250 mil para que os ex-moradores da comunidade possam adquirir imóveis em qualquer região do estado de São Paulo, valor esse que será financiado por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e pelo programa estadual CDHU/ Casa Paulista. Os interessados na proposta têm o prazo de 12 meses para apresentar a documentação necessária e apontar a região escolhida.

A Favela do Moinho é o último conjunto habitacional do tipo localizado na região central da capital paulista. Segundo estimativas do governo, cerca de 820 mil famílias moravam no local. Na listagem divulgada, alguns contemplados se encaixam na Faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, classificação que abarca famílias com renda bruta mensal de até 4,7 mil. Dados colhidos em novembro de 2024 pelo governo paulista.
Os beneficiários que constarem na lista, já podem dar início ao processo de aquisição conforme as regras estabelecidas.Posteriormente, os documentos serão encaminhados para a fase de análise por parte da Caixa que também realizará a vistoria do imóvel junto a rede de correspondentes bancários, providencia a emissão assinatura e registro dos contratos. após a última fase do registro dos documentos, a caixa vai realizar o pagamento ao vendedor e quitará possível saldo devedor.
A desocupação da Favela do Moinho, ocasionou diversos protestos por parte da comunidade que se mostrou contrária ao projeto do governo de instalar um parque no local. Nas manifestações, há relatos de truculência por parte da Polícia Militar. Na época, o governo afirmou ao Notícia Preta que “o reassentamento tem como objetivo levar dignidade e segurança a essa população, que vive em condições insalubres e sob elevado risco“.
Leia também: Governo de SP começa a retirar famílias da Favela do Moinho em meio a protestos de moradores