54,9% dos brasileiros são a favor do retorno do horário de verão. É o que mostra um levantamento da Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que realizou 3 mil entrevistas, após surgir a possibilidade da mudança no relógio voltar ainda este ano.
Os dados mostram que 41,8% se mostraram totalmente a favor e 13,1% são parcialmente favoráveis. Mas apesar da aparente adesão, 25,8% se declararam totalmente contrários, 17% indiferentes e 2,2% parcialmente contrários à mudança.
A possibilidade do retorno do horário de verão, que foi suspenso pelo ex-presidente Bolsonaro em 2019, surgiu na última semana, com a fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que afirmou que o horário de verão pode voltar para reduzir impactos da crise hídrica no setor elétrico.
Para o governo, a volta do horário de verão poderia ajudar a reduzir a demanda de energia no final da tarde, isso porque no final da tarde a energia elétrica aumenta devido ao fim do expediente comercial e a volta dos trabalhadores para casa e também devido a início da noite.
Segundo o ministro, a decisão pode ser tomada pelo presidente Lula em breve.
Leia também: Governo pode voltar com horário de verão devido a período de seca no país