Mãe denuncia racismo contra filho e escola processa por calúnia: “um espetáculo de horror”

WhatsApp-Image-2022-06-04-at-14.35.30.webp

O Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carlo, instituição municipal em Itaquera, localizado na Zona Oeste de São Paulo está processando a mãe de uma criança negra de três anos, após denunciar racismo, em maio deste ano, depois que as professoras colocaram uma máscara de macaco no menino, durante uma apresentação.

Foto: Arquivo pessoal

Na ocasião, a escola enviou aos pais um aviso sobre a comemoração dos aniversariantes do mês com uma festa do tema circo, a, mãe Stephanie Silva, escolheu a fantasia de palhacinho para o filho. No dia seguinte, nas redes sociais da escola, um vídeo da criança é exposto com a máscara de macaco, ao fundo, crianças cantando uma música anunciando: “você virou um macaco”.

“Eu fiz um boletim de ocorrência denunciando racismo, processo que agora corre em segredo de justiça por envolver um menor, mas a escola me processou por calúnia. Colocaram uma máscara de macaco no meu filho, divulgaram o vídeo em redes sociais, e eu agora que respondo por um crime”, desabafa Stephanie Silva, mãe da criança, em entrevista ao UOL.

Leia mais: Professoras de escola municipal de Itaquera (SP) colocam máscara de macaco em criança negra de 3 anos

Da acordo com a mãe da criança, além da escola não ter se retratado pela situação racista que expôs o filho, ainda recorreu ao processo contra ela e o menino não frequenta mais a instituição desde o ocorrido. ”Para a escola, não aconteceu nada grave, mas para mim foi grave e não dá para ele voltar, não houve nenhum cuidado”, comenta. “Foi um espetáculo de horror, e eu não estava ali naquele momento para defender o meu filho”, desabafa.

O NP procurou a escola Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carlo, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno. Caso haja contato por parte da instituição, o espaço está aberto para suas considerações.

Thayna Santana

Thayna Santana

Thayná Santana é graduanda em Jornalismo pela UNESP, nascida e criada no interior de São Paulo, atua como assessora de mídias sociais e possui grande experiência como hairstylist, contribuindo o seu interesse do mundo afro com a comunicação.

1 Reply to “Mãe denuncia racismo contra filho e escola processa por calúnia: “um espetáculo de horror””

  1. Nay disse:

    Engraçado, que quem publicou esse vídeo foi a senhora, ele estava apenas disponível na página privada da escola, para os pais. Quem escolheu a máscara foi o menino, a música é bem conhecida, e se fornos por aí, havia crianças com nomes de outros animais. O pior ainda é o jornalismo alimentar isto com apenas o contexto de um lado. Desinformação total

Deixe uma resposta

scroll to top