Lula prepara viagem por países africanos em agosto

lula-caboverde_2-scaled-e1690564495477.jpg

Cabo Verde, 19/07/2023, O presidente Lula, durante encontro com o Presidente do Cabo Verde, José Maria Neves. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará viagem por países da África em agosto, segundo informações do governo brasileiro, dadas ao G1. Lula cumprirá agenda de reuniões com a cúpula do BRICS e agenda com países de língua portuguesa. Desde que tomou posse, esta será a segunda viagem do presidente ao continente africano.

De acordo com o G1, o chefe do executivo brasileiro deverá passar pela África do Sul, São Tomé e Angola. Na África do Sul ele se reunirá com a cúpula do BRICS, que segundo a descrição no site oficial, é o grupo das principais economias emergentes, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em Angola, o presidente deve participar de reuniões bilaterais com lideranças políticas, e em São Tomé haverá uma reunião com a Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e reuniões bilaterais com lideranças políticas.

O presidente Lula, durante encontro com o Presidente do Cabo Verde, José Maria Neves /Foto: Ricardo Stuckert/PR

Esta será a segunda viagem de Lula ao continente africano desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Há das semanas, Lula foi ao Cabo Verde, em que fez uma fala polêmica que gerou repercussão na internet. Nesta mesma fala, o presidente afirma que quer recuperar a relação com países africanos.

“Eu quero recuperar essa relação com o continente africano porque nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. E nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, disse o presidente Lula.

Leia mais aqui: “Mal colocado”, diz ministra Margareth Menezes sobre fala de Lula sobre período da escravidão

Depois da repercussão negativa, o presidente Lula reforçará a equipe responsável por preparar seus discursos, de acordo com o G1. Nos mandatos anteriores o presidente manteve forte relação com os países da África, entre 2003 e 2010, quando ele viajou a todos os países do continente.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top