A Unidos da Tijuca anunciou seu enredo para o carnaval de 2025, nesta quinta-feira (21). A azul e amarelo do Borel, na Tijuca, vai falar sobre “Logunedé”. O enredo é desejo antigo dos torcedores da escola que tem como símbolo o pavão, animal também ligado ao orixá. A agremiação será a primeira a desfilar na segunda-feira de carnaval do próximo ano, dia 3 de março.
Conforme a sabedoria oral do candomblé, Logun é o menino que é respeitado pelos mais velhos, o guerreiro das matas e dos rios. O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário.
Em sua conta oficial do X (antigo Twitter), a escola postou um vídeo do carnavalesco falando sobre o tema do próximo desfile.
“Rio que corre na mata. Num tempo, ele caça; no outro, dança no fundo do rio. Em uma mão, o ofá de Inlé; na outra, o abebé de Ipondá. O caçador e a senhora dos rios e cachoeiras. Metade pai, metade mãe. Tem a bravura do guerreiro e a beleza da iabá do ouro. Santo menino de nobreza ijexá que os mais velhos reverenciam. Em 2025, a Tijuca é Logunedé”, publicou a escola.
A Unidos da Tijuca fez poucas movimentações no mercado, depois do último desfile. A Tijuca contratou o carnavalesco Edson Pereira, que esteve à frente do Salgueiro e da Unidos de Padre Miguel no último carnaval. Ito Melodia renovou com a agremiação, e será novamente intérprete oficial da Tijuca. Mestre Casagrande continua comandando a bateria Pura Cadência, e Lucinha e Matheus seguem como porta-bandeira e mestre-sala da escola.
O grupo especial do Rio de Janeiro ganhou mais um enredo afro. Além da Unidos da Tijuca, a Imperatriz levará para avenida o enredo “Epa Babá!”.
Leia mais notícias aqui: Comunidade pediu e Império Serrano trouxe de volta Quitéria Chagas ao posto de rainha de bateria