Levantamento mostra que 21 crianças foram baleadas no Rio de Janeiro em menos de um ano

abrigo.jpg

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado revelou que, em menos de um ano, 55 crianças e adolescentes foram baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo 21 delas crianças, das quais três não resistiram aos ferimentos. Os dados, divulgados na última sexta-feira (06), abrangem o período de 1º de janeiro até a data de publicação do estudo.

Os outros 34 são adolescentes, com 16 mortes registradas. Contudo, o total de menores baleados em 2024 apresenta uma redução de aproximadamente 16% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 66 vítimas, das quais 31 morreram.

Das 55 crianças e adolescentes que foram baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 21 são crianças /Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os dados do Instituto Fogo Cruzado destacam o impacto da violência armada na vida de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define como crianças aqueles entre 0 e 11 anos, enquanto adolescentes são pessoas entre 12 e 17 anos.

O caso Kamila Vitória

Entre os casos mais recentes está o de Kamila Vitória Aparecida de Sousa Silva, de 12 anos, que foi morta durante um confronto entre criminosos na Favela do Guarda, em Del Castilho, na zona norte do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu na noite da última quinta-feira (05).

Segundo informações da Polícia Civil, a adolescente estava em uma quadra de futebol quando pessoas em um carro passaram atirando em direção à praça. Kamila foi atingida na perna, socorrida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e submetida a uma cirurgia, mas não resistiu. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o óbito.

Crianças
Kamila Vitória foi velada no Cemitério de Inhaúma – Foto: Reprodução

O velório da menina aconteceu no último sábado (07), no Cemitério de Inhaúma. De acordo com a Polícia Militar, a região foi palco de um confronto entre integrantes de facções rivais, mas, ao chegar ao local, os agentes não encontraram suspeitos.

Leia também: Em mais uma operação policial no Complexo da Maré (RJ) mais de 40 escolas são impactadas na região

Emive Ferreira

Emive Ferreira

Estudante de jornalismo de 20 anos, criado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apaixonado por esportes e hip hop.

Deixe uma resposta

scroll to top