Um levantamento mostra que 70% dos brasileiros não lembram em quem votaram para os cargos de deputado estadual e federal, e para o Senado, nas eleições de 2022. O levantamento feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), em parceria com Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), que vão lançar a ‘Pesquisa Nacional Sobre Democracia’ nesta quarta-feira (25).
A pesquisa foi realizada em setembro deste ano, 11 meses depois das eleições. Além disso, 78% dos entrevistados “não têm vontade” de participar da vida política de suas cidades, 13% tem “alguma vontade”, e apenas 8% tem “muita vontade”. Os números mostraram variações de acordo com renda e escolaridade.
Entre os entrevistados com renda acima de cinco salários, 44% se recordam em quem votaram para deputado federal, assim como 42% dos que tem ensino superior. Entre os que recebem até um salário mínimo, apenas 21% se recordam do candidato em que votou, e nas pessoas com ensino fundamental, apenas 23% lembra qual candidato recebeu seu voto para deputado federal.
Quando perguntados sobre qual a principal pauta a ser adotada por um por um político, a maioria dos entrevistados respondeu que a qualidade na saúde é a principal prioridade. As melhorias na educação e incentivo a geração de empregos vem em segundo e terceiro lugar respectivamente.
No recorte por regiões, a geração de empregos foi colocada como prioridade, foi o caso das regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto no nordeste a principal reinvindicação é por redução da violência.
Ao todo, a ‘Pesquisa Nacional sobre Democracia’ entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, num total de 127 municípios, em setembro de 2023 de forma presencial e online. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erros é de 2% para mais ou para menos.