Lei que reconhece quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional é sancionada

mca_07061916635.webp

Nesta segunda-feira (24), data em que é celebrado o Dia de São João, a lei que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sanção foi publicada no Diário Oficial da União.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Com a Lei nº 14.900 aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, as quadrilhas se juntam ao forró, as escolas de samba e festas juninas como expressões autênticas da cultura do país. A nova lei adiciona as quadrilhas no texto da Lei nº 14.555 de 2023, que reconheceu as festas juninas como manifestação cultural nacional.

Quadrilhas juninas são agora consideradas manifestação da cultura nacional /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

O texto é de autoria do deputado Ruy Carneiro (PSC-PB), que defende a lei a fim de “proteger essas manifestações culturais do São João, aqui elencada pelas quadrilhas, que são grandiosas, diversas e, verdadeiramente, brasileiras”.

Antes de ser sancionada, o projeto passou pela Comissão de Educação do Senado, em que recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que afirmou que as quadrilhas “incentivam o turismo cultural, criam empregos e promovem a economia local“.

De acordo com o Ministério do Turismo, as festas juninas devem mobilizar mais de 21,6 milhões de pessoas, principalmente no Nordeste. A ministra da Cultura Margareth Menezes celebrou a nova lei.

O reconhecimento contribui para o fortalecimento da nossa identidade cultural, além de valorizar essa dança tradicional presente nas festas juninas promovidas no país”, comentou. Assim como a ministra, o vice-presidente da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe), Jadenilson Gomes, afirma que a sanção da Lei é uma grande conquista.

Esse reconhecimento pelo poder público abre portas para a gente, que vive na batalha”, comemorou ele, que integra a quadrilha Mandacaru, do município de Limoeiro.

Leia também: Arraiá Gastronomia Preta ocupa quadra da GRES Acadêmicos da Rocinha (RJ) nos dias 28 e 29 de junho

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top