O jogador Rafael Ramos, lateral direito do Corinthians, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), das acusações de injúria racial contra o jogador Edenílson, que na época atuava pelo Internacional. O STJD reconheceu, em primeira instância, que não houve caso de racismo, mas que as palavras proferidas por Rafael poderiam ser consideradas ofensivas.
No entanto, o Superior Tribunal decidiu absolver o jogador da suspensão de uma partida e da multa de R$ 20 mil, permitindo que ele fique livre para jogar. O julgamento ocorreu na última quinta-feira (30), com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O caso aconteceu em uma partida entre Internacional e Corinthians. Foto: Ricardo Rimoli / Lancepress
O caso ocorreu no dia 14 de maio de 2022, durante o jogo entre Internacional e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Edenílson acusou Rafael de ter proferido a frase “fod*-se macaco”. Na primeira instância, o lateral do Corinthians foi absolvido de forma unânime após os auditores da Segunda Comissão Disciplinar alegarem falta de elementos probatórios para condenação.
Após a decisão do STJD, Rafael Ramos disse que estava aliviado e que nunca havia passado por uma situação tão difícil. Ele afirmou que sempre tentou dar o melhor dentro de campo e estava muito feliz com a absolvição.
Leia também: LaLiga solicita auxílio de fãs para denunciar discriminação racial após ataques a Vinícius Jr