Lago Guaíba atinge 4,6 metros e inunda as ruas de Porto Alegre devido fortes chuvas no RS

bom-dia-rio-grande-limpo-bdrg-0305-frame-198588.avif

A capital do Rio Grande do Sul amanheceu com as ruas alagadas devido ao nível do lago Guaíba, que marcou 4,6 metros nesta sexta-feira (03), devido as fortes chuvas que atingem o estado desde segunda (29). Essa é a maior marca desde 1941, quando chegou a 4,76 metros. A rodoviária e principais vias de acesso a Porto Alegre sofrem impacto direto.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

A cota de inundação é de 3 metros na região do Cais Mauá. O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), afirmou em uma transmissão ao vivo na noite da última quinta-feira (02), que recebeu um alerta que havia risco do nível do lago chegar a 5 metros. “Pelo que está subindo e pelo que vai vir de contribuição das águas, nossa equipe já fala em 5 metros. Possivelmente será maior do que a enchente de 1941”, disse Leite.

O lago banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A Defesa Civil emitiu alerta para inundação extrema, as autoridades pedem que a população evite a região.

Temporal inunda lago Guaíba e principais ruas e avenidas da cidade — Foto: Reprodução/RBS TV

Devido a situação, o governo do estadual decretou estado de calamidade, que autoriza a administração a publicar a realizar todos os esforços possíveis para reestabelecer os serviços. Com o reconhecimento do governo federal o estado ganha mais recursos para solucionar a situação. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou a região metropolitana de Porto Alegre para o risco de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos (40-60 km/h).

O saldo das chuvas é negativo para a sociedade. São 32 mortos, 74 desaparecidos, 56 feridos até o momento. De acordo com a Defesa Civil, são 24.252 pessoas fora de suas casas, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 desalojados. No geral, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.

Leia mais notícias aqui: Deputada Erika Hilton propõe PEC por fim da escala 6 por 1 junto com movimento “Vida Além do Trabalho”

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top