A cantora Karin Hils usou as redes sociais no último final de semana para compartilhar um desabafo com seus seguidores sobre episódios de racismo que tem sofrido. Em uma sequência de stories, a cantora falou sobre estar cansada de ser confundida com frequência com outras artistas pretas, principalmente por membros da imprensa.
“Eu não tenho problema algum. Quem topa comigo em evento sabe. Eu sou super de boa assim. Chamo pra falar, na maioria das vezes eu falo sem distinção de canal de comunicação, porque hoje em dia todo mundo virou tudo, né?“, começou a ex-integrante do grupo Rouge. “Mas eu fico chocada com isso. Cara, eu nunca sou eu. As pessoas vem falar comigo porque olham minha imagem e dizem que me conhecem de algum lugar, mas estão sempre errando meu nome. Ninguém é obrigado a saber quem eu sou, mas pelo menos se informa, bicho“, relatou.
A artista deu detalhes de um momento desconfortável que passou, e relacionou com o racismo estrutural. “As pessoas não enxergam que isso não deixa de ter um lugar racista assim, saca? As pessoas realmente acham que preta é tudo igual. É a terceira vez essa semana que as pessoas me abordam pra poder me entrevistar e falar ‘Vanessa?’. Aí eu falo: ‘Olha, eu não sou a Vanessa’“, relatou a artista.
A Vanessa a qual Karin se refere é a primeira vencedora do reality show musical “Fama”, em 2002, a Vanessa Jackson.
A ex-Rouge relata também um momento em que uma jornalista a confundiu com sua antiga colega de grupo, Aline Wirley, durante uma entrevista, e das vezes que acharam que a artista fazia parte do elenco de algum projeto em que a maior parte dos integrantes fosse negro.
“Eu não movi uma sobrancelha, deixei continuar a entrevista. E a parada não é nada sutil, saca? É que ninguém se manca mesmo. Às vezes, é no intuito de agradar… ‘Você fez Elza (Soares), não fez? Aquele musical…’ Porque vê um monte de preta junta, então você estava lá no meio“, concluiu a cantora.
Além de ter integrado o grupo Rouge, Karin Hils também fez sucesso em peças como “A Mudança de Hábito”, “Hairspray”, “A Mentira” e “Donna Summer”. Na TV, a artista participou de programas como a série “Pé na Cova” e “Carinha de Anjo”.
Leia também:“Todo corpo negro é marginalizado”, diz advogado sobre população negra encarcerada