Uma equipe do Ministério da Igualdade Racial se reuniu com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência e com diretores do Ministério da Justiça, com o objetivo da retomada do Plano Juventude Viva, que, sob nova roupagem, passará a se chamar Juventude Negra Viva.
No MIR, o programa será gerido na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, comandada pela secretária Márcia Lima. A mudança no nome do Plano traz a forte demarcação da centralidade da pauta racial quando se fala de mortalidade de jovens no país.
Na reunião, foi sugerida a criação de um GT interministerial para a gestão do programa e a inclusão de mais ministérios no grupo, como da Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Criado no ano de 2012, o Plano Juventude Viva tinha entre seus objetivos reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência e prevenir a ocorrência de homicídios no Brasil, mas foi descontinuado em 2018.
O Plano promove e integra ações do Governo Federal com foco na transformação de territórios vulneráveis, na criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens negros nesses territórios, no enfrentamento ao racismo institucional e na política de segurança pública.
Leia também: Brasileiro Yago Mateus é vítima de racismo em jogo da EuroCup
“É importante olharmos para a nossa juventude negra como a parcela da população que historicamente está mais vulnerável a homicídios pelo próprio Estado, mas também como uma juventude que tem um potencial enorme para produzir cultura, elaborar soluções criativas de trabalho e renda, atuar no esporte, transformar o ensino público, e deve ter acesso integral aos seus direitos e ao seu futuro”, diz a Ministra Anielle Franco.
0 Replies to “Ministério da Igualdade Racial planeja relançamento do Plano Juventude Negra Viva”