Até o começo dos anos 2010, era uma tarefa impossível para uma criança preta se reconhecer na telinha, sobretudo em programas infantis. Os anos 90 foram uma década inteira de apresentadoras loiras e desenhos com homens brancos heróis. Felizmente, as coisas têm mudado e Julia Alves é um dos novos rostos a representar essa transformação.
A atriz de 22 anos é a protagonista de ‘A Caverna de Petra’, série com 13 episódios, de aproximadamente 15 minutos cada, que se passa dentro da “Caverna das Lembranças Esquecidas”, um lugar mágico e cheio de memórias importantes de quem deixou de ser criança.
Petra, a protagonista, usa o poder de um cristal mágico para dar vida a esses brinquedos, desenhos e outras lembranças. Ela tem um grande sonho que é conhecer uma criança humana de verdade. E ele, finalmente, se realiza quando ela conhece André, interpretado por Pedro Miranda, finalista do The Voice Kids.
Já na segunda temporada, que estreou no último 12 de outubro (Dia das Crianças) a criança parceira de Petra é Julia, interpretada pela atriz Bia Lisboa. A série, exibida gratuitamente pela GloboPlay, traz fortes componentes lúdicos, reforçados pela bela fotografia e a atuação sensível de Julia. Nem parece que a atriz, cria do ABC paulista, estava insegura em aceitar o papel.
Para muitas crianças pretas, a infância não é um bom lugar, um bom momento, e a construção de boa autoestima. Sem escapar dessa sina, a dificuldade de compor o personagem para a série foi justamente tentar entender o conceito de infância saudável.
“Quando se é uma criança preta, ser criança não é tão legal assim. Sempre falavam do meu cabelo, eu sonhava em ser branca por causa do racismo que sofria. Ao dar vida à Petra, dona de uma caverna, eu fui ter dimensão do que era ser a criança que eu gostaria de ter sido”, revela Julia de forma comovente.
Leia também: Globo de Ouro homenageia Eddie Murphy em resposta a acusações de racismo contra a premiação
Influenciada pela mãe Sonia Miranda, a atriz sonhava em se tornar atriz ou cantora e tem desbravado o caminho com mérito, apesar das barreiras simbólicas impostas a mulheres pretas no cenário artístico brasileiro. Ela estará na segunda temporada de ‘De Volta aos 15’ (Netflix) e atuou em ‘Noel, Um Musical’, peça
Originalmente idealizada pelo Canal Futura, ‘A Caverna de Petra’ está em sua segunda temporada, com todos os episódios gratuitos na Globoplay e no Canal Futura no YouTube. “Crianças negras vão assistir e se sentirão possíveis como pessoas dignas para serem o que quiserem”, afirma Julia Alves.
Sobre Julia Alves
Formada em bacharel em artes cênicas na Escola Superior de Artes Celia Helena (2018- 2021). Estudei teatro nos anos de 2014 a 2017 na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, onde apresentei algumas peças, logo depois, fiz curso de férias de interpretação, TV, dança e canto na Escola de Atores Wolf Maia e um ano de curso livre de teatro no Sesi São Bernardo, atualmente estou terminando minha segunda graduação em Licenciatura em artes cênicas também na Escola Superior de Artes Celia Helena (2020-2022).
Protagonista da série infantil chamada “A Caverna de Petra na Globoplay”, minha carreira no teatro profissional começou com uma peça infanto juvenil chamada Caro Kafka com a Cia Elevador, onde eu interpreto uma boneca viajante que está em busca de si mesma e da sua ancestralidade e logo depois também ingressei no elenco da peça “Noel, um Musical” dirigida por Marco Antonio Rodrigues, onde interpreto a personagem Lindaura, esposa de Noel Rosa, voltando para o audiovisual, faço parte do novo elenco da segunda temporada da série “De Volta aos 15″ da Netflix que estreia em 2023.
0 Replies to ““Agora tenho uma ideia da criança que queria ser”, afirma Julia Alves sobre sua personagem “Petra””