O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (06), o perdão jurídico pela justiça federal para pessoas que foram condenadas pelo porte de pequena quantidade de maconha. A iniciativa faz parte de uma agenda para descriminalizar a droga no país.
De acordo com dados divulgados pelo governo estadunidenses de 1992 a 2021 cerca de 6.500 pessoas foram condenadas pelo porte da planta, de modo que todas elas estavam com pouca quantidade. Diante disso, o indulto é uma oportunidade para que as pessoas recomecem suas fichas criminais sem nenhum registro.
Joe Biden comunicou sobre o perdão como uma forma de justiça, pois, o governo norte-americano classificou a maconha junto com outras substâncias mais perigosas como LDS e Fenatanil. Ele também destacou no comunicado que mandar pessoas para a prisão por portar maconha arruinou muitas vidas e prendeu pessoas. Uma vez que muitos estados legalizaram a planta nos últimos anos.
Em um vídeo publicada nas mídia sociais, o presidente estadunidense expôs o motivo do indulto, ele disse que muitas pessoas perderam oportunidades por causa das condenações. Em especial na área de emprego, moradia e educação. Ele também destacou sobre como isso impactou na vida de milhares de pessoas negras, sobretudo em decorrência da desigualdade que elas são tratadas.
“Mandar pessoas para a prisão por posse de maconha já acabou com muitas vidas – por conduta que é legal em muitos estados. Isso é antes de você abordar as claras disparidades raciais em torno da acusação e condenação. Hoje, começamos a corrigir esses erros”, disse o presidente.
Leia também: Joe Biden assina decretos para combater o racismo e para por fim às prisões privadas
Deste modo, ele falou a respeito das prisões serem mais direcionadas para pessoas negras e pardas. Biden disse que enquanto pessoas brancas, pretas e pardas usam maconha em taxas semelhantes, pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas em taxas desproporcionais.
0 Replies to “Joe Biden anuncia perdão para mais de 6 mil pessoas que foram presas por porte pequeno de maconha”