Pensando em construir candidaturas sólidas e coletivas para as eleições municipais de 2024, o Instituto Marielle Franco reforça e atualiza a Agenda Marielle Franco. O objetivo é construí-la em parceria com coletivos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil comprometidas com a defesa dos direitos humanos e com o legado político de Marielle.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O Instituto disponibiliza um formulário de consulta popular, em parceria com a organização A Ponte, que visa identificar as pautas prioritárias de cada região, as demandas de políticas públicas e os compromissos políticos antirracistas, feministas, populares e LGBTQIA+, com foco no legislativo e executivo municipais, que as candidaturas precisam se comprometer para estas eleições de 2024.
Após elencar as principais demandas, o Instituto Marielle Franco trabalhará para que as candidaturas se inscrevam na Agenda e se comprometam com a multiplicação do legado de Marielle na construção de um projeto de país mais justo, igualitário e equitativo. Esta é uma etapa servirá de base para a incidência política e o monitoramento parlamentar do Instituto a partir do ano de 2025.
Histórico da Agenda Marielle Franco
Em 2020, o Instituto lançou a Agenda Marielle Franco, uma plataforma de incidência política que sistematiza o legado de Marielle em políticas públicas e práticas a partir da sua atuação, para as eleições municipais daquele ano.
Na ocasião, mais de 760 candidatos/as/es em todos os Estados do país se comprometeram a implementar as ações previstas na Agenda caso fossem eleitos/as/es. Destas candidaturas, 82 foram eleitas e seguem sendo acompanhadas pelo Instituto, que tem atuado para multiplicar o legado deixado por Marielle, para que o trabalho construído por ela e pela sua equipe seja espalhado e concretizado em todos os cantos.
Leia também: Mais de 300 milhões de menores sofrem abuso online ao ano, revela pesquisa
Como continuação desse trabalho, em 2022 foi lançada a segunda edição da Agenda Marielle Franco, voltada para as eleições gerais, com foco, principalmente, na presidência, legislatura estadual e federal. Para isso, ampliamos e aprofundamos a Agenda para as eleições de 2022 com a colaboração de mais de 100 organizações e movimentos sociais, seguindo os horizontes políticos de Marielle. Naquele ano, a Agenda reuniu 145 candidaturas comprometidas, das quais 44 signatárias foram eleitas de 4 regiões do país e 7 Estados, além de 86 suplentes.
Link da consulta pública: https://forms.gle/fVHWbXFbdqyxvJMKA