A influenciadora espanhola Aydas publicou um vídeo em seu TikTok fazendo “blackface”. Segundo ela, a intenção do vídeo é apoiar o jogador brasileiro, Vini Jr. após mais um caso de racismo sofrido pelo atancante na Espanha.
A influenciadora, que tem mais de 16 milhões de seguidores no TikTok, pintou metade do rosto de uma tonalidade mais escura. Ela gesticula de várias formas, fazendo alusão a luta, garra, e canta uma música em ritmo acelerado.
Ao todo, a postagem original possui mais de 3,8 mil comentários e a grande maioria criticando a postura da influenciadora. “Gente meu Deus vi vários vídeos assim, é sério isso me diga que não”, indagou uma seguidora.
Um outro seguidor afirmou que os espanhóis são racistas naturalmente e agem como se não fossem. “Para vocês terem ideia de como os espanhóis nem sabem o que é racismo e depois vem querer dizer que não são racistas, e olha que esses dias briguei bastante com eles hein”, afirmou outro seguidor.
Leia também: Vini Jr. receberá medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio
Blackface é uma prática teatral em que pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos. Estereótipos negativos vinham associados às piadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
No século 19, atores brancos usavam tinta para pintar os rostos de preto em espetáculos humorísticos, se comportando de forma exagerada para ilustrar comportamentos que os brancos associavam aos negros.