Imagens do Povo realiza projeção pública da Exposição Fervo na Maré (RJ)

2024_04_13_Fervo_Thais-Valencio-401-de-17.jpg

Nesta terça-feira (18), o Programa Imagens do Povo, do Observatório de Favelas, realiza a projeção pública da exposição “Fervo”, a partir das 20h30 no Complexo da Maré. A exposição que será apresentada no conjunto na Zona Norte do Rio, celebra os 20 anos do Programa e é uma celebração a encontros, presenças, as existências e as celebrações dos territórios populares.

A exposição reúne 20 fotografias cuidadosamente selecionadas do Acervo digital do Programa Imagens do Povo. A mostra de fotografias também está em exibição, aberta a visitação, desde abril na Galeria 535, na sede do Observatório de Favelas e faz parte da “Ocupação Galeria 535 – Imagens do Povo 20 anos”, comemorando duas décadas do programa. 

Exposição “Fervo” /Foto: Thaís Valencio

A Exposição Fervo, do Programa Imagens do Povo, é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Sobre o Imagens do Povo

O Imagens do Povo (IP) é um programa de documentação e pesquisa fotográfica do cotidiano das periferias, de formação e inserção de fotógrafas/os populares no mercado de trabalho. Fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, o IP alia técnica fotográfica à promoção de direitos e à democratização da comunicação. O objetivo central é criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir os estigmas relacionados a estes territórios. Além disso, a formação, a memória e a difusão são eixos fundamentais.

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

Serviço:

Projeção Pública Exposição Fervo

Data: 18 de junho

Horário: 20h30

Local: Em frente à sede do Observatório de Favelas – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré

Evento gratuito.

Leia também: Exposição gratuita ‘Pontos de Afeto’ chega à Fábrica Bhering (RJ) com produções de mulheres do Morro da Providência  

Deixe uma resposta

scroll to top