III Mostra Nacional de Filmes para mulheres negras e indígenas no audiovisual está com inscrições abertas

pexels-ron-lach-8089251-scaled-e1726373557693.jpg

O 3° Encontro Nacional Empoderadas Mulheres Negras no Audiovisual promove a III Mostra Nacional de Filmes Empoderadas – Mulheres Negras no Audiovisual. A Mostra Empoderadas é uma ação que tem como objetivo mapear a produção audiovisual negra e indígena para ampliar o debate acerca da presença (e ausência) dessas profissionais na cadeia produtiva do cenário audiovisual nacional. As inscrições ficam abertas até 17 de setembro.

Nesta terceira edição da Mostra Empoderadas contará com a homenageada Cristina Amaral onde será concedida a menção na categoria montagem e edição para uma profissional negra ou indígena. Além disso, nesta atividade será a estreia da Mostra Infantil – Empoderadas que tem o intuito de reafirmar a identidade racial das crianças, apresentando uma panorama de curtas voltados para crianças.

As inscrições ficam abertas até 17 de setembro /Foto: Pexels

A Mostra Nacional Empoderadas é composta por filmes que tenham pelo menos uma chefe de equipe negra ou indígena na produção do filme e contará com uma curadoria constituída por realizadores negras, indígenas e periféricas.

Como declara Luciana Oliveira diretora geral da EGBE – Mostra de Cinema Negro e coordenadora de
curadoria da 3° Mostra Empoderadas: Mulheres negras e indígenas. “As mostras e festivais de cinemas negros são espaços-quilombos fundamentais, não apenas para a circulação das narrativas, como também para que possamos conhecer profissionais negras que estão na frente e atrás das câmeras. Colaborar como coordenadora de curadoria, nesta 3° edição da Mostra Empoderadas é uma honra, pois são dessas trocas e encontros entre profissionais de diferentes regiões do país, que fortalecemos nosso cenário do audiovisual negro brasileiro“.

Além da coordenação de Luciana Oliveira, a III Mostra Empoderadas tem a curadoria coletiva ao lado de outras profissionais renomadas da área espalhadas por todo país.

As inscrições acontecem de 02 a 17 de setembro, por meio do formulário online: https://docs.google.com/forms encontrado nas redes sociais do Empoderadas para serem futuramente exibidos no CCSP.

Idealizado pela cineasta Renata Martins, em parceria com a jornalista Maitê Freitas e a também Cineastas Issis Valenzuela, o III ENE é produzido pela Mahin Produções Audiovisuais, com o apoio do Centro Cultural São Paulo, São Paulo Capital da Cultura e da Prefeitura de São Paulo. O incentivo é do Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Leia também: 4ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte (MG) começa nesta sexta

Deixe uma resposta

scroll to top