Homem resgatado em situação análoga à escravidão comia lavagem de porcos

situacao-analoga-a-escravidao-lavagem-divulgacao.webp

Um homem de 51 anos foi resgatado, na última segunda-feira (27), em situação análoga à escravidão, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense (RJ). Ele contou à Guarda Ambiental de Nova Iguaçu que há dois anos estava em situação de rua e aceitou ficar no local por não ter onde morar. O casebre

A vítima, disse que aceitou “trabalhar” na criação irregular de suínos em troca de um abrigo e que comia a lavagem dos animais.  Porém, ele trabalhava 24 horas por dia, de segunda a segunda, sem ter banheiro ou água potável. Também não tinha local adequado para dormir pois o cômodo não tinha porta e nem uma das paredes.

Local onde vitima foi encontrada em situação análoga a escravidão – Foto: Divulgação/PC

Através de testemunhas, a Polícia Civil soube que além da vítima não ter remuneração ou ajuda, ele se alimentava da lavagem que dava aos porcos.

A denúncia chegou até a Guarda Ambiental na semana passada. Na quinta-feira (23), a guarda foi até o local, mas não encontrou ninguém. Na segunda-feira (27), eles retornaram e encontraram o homem dormindo no local.

O local também não poderia ter criação dos porcos, já que estava sujo e continha comida em estado de putrefação. Segundo os agentes da Polícia civil, era um ambiente de maus-tratos aos animais e fazia o abate de forma ilegal, com dispersão de vísceras na margem de um rio com contaminação do solo.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito poderá responder por crimes ambientais, como poluição do solo e de recursos hídricos, atividade poluidora e maus tratos a animais. Ele também vai responder por regime análogo a escravidão. A investigação está sendo feita pelas autoridades.

Logo após ao resgate da vítima, o proprietário do local, que morava em Austin, próximo ao terreno, foram levados para 58ª DP, na Posse. O dono foi preso no local em flagrante.

A vítima foi encaminhada para uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Lá, ele recebeu acolhimento e os primeiros cuidados básicos. A SEMAS também se comprometeu a tentar localizar a família do homem.

Leia também: Trabalhadores do festival Lollapalooza são resgatados de situação análoga à escravidão

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Homem resgatado em situação análoga à escravidão comia lavagem de porcos”

Deixe uma resposta

scroll to top