Com histórias e fotos da última década, catálogo BH Anos 10 será lançado na quinta (14)

BH-Anos-10-Ft-2-Credito-Ariomester-Nascimento.jpg

A festa de lançamento do catálogo BH Anos 10 vai movimenta a capital mineira na noite da próxima quinta-feira, dia 14 de março. O projeto, do jornalista Artênius Daniel, investiga a cena cultural, urbana, política, ativista da capital mineira ao longo da última década, ou seja, entre os anos de 2010 e 2019.

Esse foi o período de eclosão de grandes movimentos de rua na cidade como o Duelo de MCs, a Praia da Estação, o novo Carnaval de Rua de BH, a arte urbana, os movimentos negros e periféricos, as novas vozes na política, na arte e no entretenimento da juventude da cidade. O catálogo tem 282 páginas e, além dos textos, reúne fotos desses acontecimentos sob o olhar do fotógrafo mineiro Pablo Bernardo.

Foto: Ariomaster Nascimento

A festa de lançamento começa às 19h com entrada gratuita e com direito à retirada de um exemplar também gratuito do catálogo. O evento terá como atração musical uma fanfarra musical dos blocos Tico Tico Serra Copo, Bloco do Peixoto e Approach.

Também contará com uma roda de conversa formada por Priscila Musa (pesquisadora em cultura urbana, mídia e memória), Di Souza (maestro do carnaval de BH), Colombiana MC (apresentadora do Duelo de MCs) e Márcia Maria Cruz (jornalista e escritora).

Para encerrar, a festa terá os DJs Guto Lover e Palomita DJ animando a pista com setlist especial incluindo canções da cena musical de BH. O evento tem apoio d’A Autêntica e do Boteco Nada Contra. O catálogo BH Anos 10 foi realizado com recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

CARNAVAL

Para abrir o evento, o público da Autêntica terá o encontro carnavalesco dos três primeiros blocos que desfilaram durante a folia de 2009, ano de retomada dos cortejos nas regiões centrais da cidade. Tico Tico Serra Copo, Bloco do Peixoto e Bloco do Approach irão se juntar em versão intimista e improvisada, relembrando a atmosfera dos primeiros anos desse novo movimento festivo de BH.

RODA DE CONVERSA

A roda de conversa “BH Anos 10: Que cidade foi é essa? Que cidade é essa?” terá uma breve troca de impressões e olhares sobre os movimentos urbanos de BH. A professora e pesquisadora Priscila Musa, das áreas da Arquitetura e Urbanismo da UFMG e da PUC Minas, trará um pouco das reflexões sobre as transformações da cidade e apropriação de espaços como o da Praia da Estação e do Espaço Comum Luiz Estrela.

Foto: Pablo Bernardo

A artista Colombiana MC, rapper e atual apresentadora do Duelo de MCs representará esse evento fundamental que já tem 16 anos de ocupação cultural no centro da cidade, tendo como sede o viaduto Santa Tereza.

Com 12 capítulos de texto e mais de 80 fotos com temas diversos, o catálogo BH Anos 10 traz um panorama sobre a mobilização da juventude na cidade de Belo Horizonte no último período, elencando alguns dos seus legados na arte urbana, na política, nos movimentos sociais, na música, no empreendedorismo criativo, na transformação dos costumes e ideias que marcaram a capital. 

Leia também: Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie lançada no Dia Internacional da Mulher

O projeto BH Anos 10 já realizou mais de 30 entrevistas com personagens dessa cena e lançou uma série de 6 pequenos vídeos em suas redes sociais, com participação da artista Cleópatra e direção de Bruno Figueiredo.

Também foi lançado o site bhanos10.com, onde o publico em geral pode compartilhar suas próprias memórias sobre a última década em formas de relatos, fotos, vídeos e outros arquivos multimídia. O próximo passo do projeto será o lançamento de um livro, com inspiração no gênero do jornalismo literário, sobre a BH dos anos 10.

Deixe uma resposta

scroll to top