Com uma proposta de experimentação sonora, corporal e sensorial, o “Ritual Mandinga” busca por meio dança e toque dos tambores africanos, das forças da natureza (fogo, ar, água, terra e éter) e de ações de cunho terapêutico, o ancoramento das energias dos participantes e do espaço de forma única, em ritual, a fim de se estabelecer possibilidades do bem-estar coletivo e individual. O projeto de autoria do Grupo Dembaia, composto por Ana Magalhães, Beà, Dai Ramos, Sabrina Chaves e Tati Villela, oferece oficina de percussão, dança e dundun dance e acontece nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (31) às 18h, no Teatro Gonzaguinha.
O termo Mandinga, designa um vasto grupo étnico original do Mali, no oeste africano. Segundo o mestre Nei Lopes, mandinga pode ser associada à superstição, cura, magia, como prática tradicional desse e de outros povos. O universo da “mandingaria” é o elo entre os indivíduos e o sagrado.
A oficina de percussão será na sexta (29), adentrando na música do oeste africano, especialmente Guiné e Mali. Uma percussão conhecida por sua complexa polirritmia e as melodias que se formam nas intersecções dos sons entre os tambores dundun, sangbang, kenkeni e djembe.
No sábado (30), acontece um aprimoramento da técnica refinada de movimentos de danças africanas, com ênfase nas nuances características do ritmo tradicional em comunicação com os tambores.
Já no domingo (31), a oficina de Dundun Dance trará antigas danças de percussão que se originaram das mulheres Baga da Guiné, na África Ocidental. Uma prática dinâmica que mistura percussão e dança, simultaneamente, propondo uma comunicação intensa entre o corpo com os tambores.
O Grupo Dembaia – Liderado por mulheres negras pesquisadoras, Dembaia, significa ‘família’ em susu, língua da etnia Susu. O grupo atua desde 2014 realizando apresentações, saraus, vivências, aulas e oficinas com conteúdos que abordam, principalmente a cultura da África do Oeste, como Guiné Conacry, Mali, Senegal.
O Teatro Gonzaguinha fica localizado na Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Evento: “Ritual Mandinga”
Data: 29, 30 e 31 de março
Horário: 18 horas
Valor do Ingresso: R$30 inteira, R$15 Meia Entrada
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria 2 horas das oficinas
Classificação: +12
Duração: espetáculo: 1h30
Informações: (21) 2224-5747