Nesta terça-feira (18), o cantor, compositor e escritor Gilberto Gil foi homenageado ao receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A entrega da honraria, que é a a mais importante da instituição, foi feita com apresentações e muita música, no Teatro Odylo Costa, filho, no Campus Maracanã da Uerj.
O título é entregue a personalidades de destaque no cenário cultural, educacional ou humanitário do país, e reconheceu o trabalho do artista. Em seu discurso, Gil agradeceu pela honraria, destacando a iniciativa para além do universo acadêmico. “Essa universidade quer voltar o seu olhar para o de fora e reconhecer ali no seu ambiente os brotos, as plantas, os frutos de uma vida cultural fincada no solo fértil de uma informalidade que transcende o mundo curricular”.
Com o teatro cheio, o corpo docente da universidade e a presença de personalidades como a atriz Camila Pitanga, que leu um texto sobre o artista, e mãe da vereadora Marielle Franco, Marinete da Silva, Gil também falou sobre os motivos que o levaram a receber o título, aprovado pelo Conselho Universitário em fevereiro deste ano.
“Como estou seguro de que foi certamente pelo conjunto da minha vida como artista popular e militante da cidadania que essa universidade me distingue hoje com a honorífica insígnia de doutor, sinto-me portador dessa qualificação. Com satisfação e gratidão estendo essa distinção a todos os outros que poderiam estar aqui hoje nessa minha condição”, disse Gil, que já recebeu o título de outras universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
Além disso, Gil também já recebeu o lugar de imortal da Academia Brasileira de Letras, e é ex-ministro da Cultura.
Leia também: UFRJ concede título de doutor honoris causa a Gilberto Gil