Gilberto Gil é homenageado na Uerj ao receber título de ‘Doutor Honoris Causa’

d6a2089-2.webp

Nesta terça-feira (18), o cantor, compositor e escritor Gilberto Gil foi homenageado ao receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A entrega da honraria, que é a a mais importante da instituição, foi feita com apresentações e muita música, no Teatro Odylo Costa, filho, no Campus Maracanã da Uerj.

O título é entregue a personalidades de destaque no cenário cultural, educacional ou humanitário do país, e reconheceu o trabalho do artista. Em seu discurso, Gil agradeceu pela honraria, destacando a iniciativa para além do universo acadêmico. “Essa universidade quer voltar o seu olhar para o de fora e reconhecer ali no seu ambiente os brotos, as plantas, os frutos de uma vida cultural fincada no solo fértil de uma informalidade que transcende o mundo curricular”.

Gilberto Gil recebendo o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Uerj /Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

Com o teatro cheio, o corpo docente da universidade e a presença de personalidades como a atriz Camila Pitanga, que leu um texto sobre o artista, e mãe da vereadora Marielle Franco, Marinete da Silva, Gil também falou sobre os motivos que o levaram a receber o título, aprovado pelo Conselho Universitário em fevereiro deste ano.

Como estou seguro de que foi certamente pelo conjunto da minha vida como artista popular e militante da cidadania que essa universidade me distingue hoje com a honorífica insígnia de doutor, sinto-me portador dessa qualificação. Com satisfação e gratidão estendo essa distinção a todos os outros que poderiam estar aqui hoje nessa minha condição”, disse Gil, que já recebeu o título de outras universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Além disso, Gil também já recebeu o lugar de imortal da Academia Brasileira de Letras, e é ex-ministro da Cultura.

Leia também: UFRJ concede título de doutor honoris causa a Gilberto Gil

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top