O funk brasileiro marcou presença no Video Music Awards (VMA) sendo um dos grandes destaque da premiação americana com três performances, na noite desta terça-feira (12). A cantora Anitta venceu pelo segundo ano consecutivo, dessa vez com “Funk Rave” na categoria ‘Melhor Videoclipe Latino’, e apresentando o medley do projeto “A Favela Love Story”.
Já a cantora latina Karol G apresentou um trecho do remix de “Tá Ok”, de Kevin O Chris e Dennis DJ, e as rappers Cardi B e Megan The Stallion apresentaram sua parceria em “Bongos”, que tem o estilo como referência na batida da música. Com tamanho destaque na premiação americana, a cantora Pocah comemorou.
“Hoje tivemos noite de funk no VMA. 3 performances com funk brasileiro, e eu tô viva testemunhando isso! Não sei se todos vocês tem noção da magnitude disso. Mas pra mim Pocah, também representante do gênero, é uma felicidade que transborda!!! O funk vai dominar o mundo!”, escreveu em sua rede social.
Além dela, outros representantes do funk comemoraram a presença do ritmo brasileiro na premiação da MTV americana, que aconteceu em Newark, nos Estados Unidos.

Kevin o Chris também comemorou bastante que sua música foi apresentada no evento, pela cantora colombiana Karol G, que fez uma performance eletrizante ao se apresentar com o remix de “Tá Ok”, que gravou ao lado de Kevin O Chris, Maluma e Dennis DJ.
“Nosso funk dominando o mundo!“, comentou Kevin em suas redes sociais.
A cantora Rebecca também falou sobre a presença do funk no evento. “Quando um funkeiro vence ou tem sua música tocada em um prêmio como #VMA, ganha todo o segmento!! Muito feliz!“, disse nas redes sociais.
Até o jogador da seleção brasileira Neyma Jr comemorou a vitória de Anitta, e deixou um desabafo sobre valorizar os brasileiros. “Nós temos que começar a dar mais valor as nossas crias brasileiras… Parabéns, Anitta, por levar a nossa música e o nosso país ao topo do mundo”, comemorou em seu Instagram.
No ano passado Anitta ganhou o prêmio pela primeira vez, na mesma categoria, com a música “Envolver”. Ela continua sendo a única brasileira a ser indicada e a ganhar a premiação.
Funk brasileiro
O funk surgiu no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, mas o funk brasileiro começa a surgiu no final dos anos 70 e aparecendo com força nos anos 80. Depois de letras baseadas nos EUA, o movimento começou a criar músicas e batidas nacionais, criando sua própria identidade.
Desde então vários subgêneros começaram a nascer dentro do funk brasieliro, mas todos com batidas bem marcadas e dançantes. Do funk melody ao ostentação, o ritmo se consagrou como um ritmo popular, essencialmente negro e periférico.
Leia também :Funcionária é demitida por justa causa após dançar funk no trabalho