Gustavo Petro (62) e Francia Márquez (40) assumiram a presidência da Colômbia no último domingo (7). Os colombianos, que foram às urnas em junho, elegeram a primeira mulher negra a assumir a vice-presidência do país. É também a primeira vez que a política de esquerda chega ao comando do país. Anteriormente, o presidente do país era Ivan Duque, do centro democrático.
Em sua rede social Francia comemorou a vitória. “Obrigado por semear a semente da esperança. Depois de 200 anos conseguimos um governo do povo. O governo dos ninguém e dos ninguém da Colômbia”, escreveu. Segundo os líderes, a prioridade de Petro e Márquez é a redução da desigualdade social, “visto que em uma população de 50 milhões de pessoas, 26 milhões de colombianos vivem em situação de insegurança alimentar grave”, disse.
Sobre Francia Márquez
Nascida na cidade de Suárez, região de La Toma, Francia Elena Márquez Mina iniciou na política lutando contra a mineração ilegal e ativismo ambiental. Aos 21 anos se formou em técnica agropecuária pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA). Trabalhando como empregada doméstica, custeou o seu curso de direito na Universidade Santiago de Cali, formando-se em 2020.
Leia também: Colômbia elege Francia Márquez, sua primeira vice-presidente negra
Francia é integrante da Organização de Processos Comunidades Negras da Colômbia desde 1997, e também ocupou o cargo presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó entre os anos de 2010 e 2013. Em 2015, ganhou o prêmio Nobel da paz de direitos humanos, por organizar a Marcha dos Turbantes, onde um grande grupo de mulheres negras caminharam até a capital do país para protestar sobre o garimpo ilegal praticado em suas comunidades.
0 Replies to “Francia Márquez toma posse como primeira vice-presidente negra da Colômbia”