Segunda edição do Festival Artes na Diversidade Sexual promove a cultura LGBTQIAPN+ em Salvador

unnamed-3-e1716732497795.jpg

Pelo segundo ano, o Festival Artes na Diversidade Sexual – FADAS, reúne artistas da diversidade a partir de uma curadoria baseada em investigações musicais, que transcende o ouvir para abranger o ver e o sentir, formando um mosaico de musicalidade, performance e entrega visual. O evento gratuito começa a partir do dia 01 de junho, em Salvador (BA).

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

O Festival conta com artistas jovens com gana para ocupar todos os palcos, mostrando a arte periférica produzida pela comunidade LGBTQIAPN+, no principal espaço cultural de Valéria. Pela primeira vez reúne no mesmo palco Virus Carinhoso; Evylin; Jade Lu; DJ Moura; Raíssa Nizah e o grupo de dança UZARTE. Com muita música, dança, artes visuais, audiovisual e hip-hop em um só lugar de fruição artística, o FADAS é um evento onde pessoas diferentes se encontram e se integram.

Artista Virus Carinhoso /Foto: Divulgação

Trouxe alguns artistas que estão movimentando o cenário cultural da cidade e estão em evidência em outros estados e que carregam no seu espetáculo não só música, mas expressam sua arte com música, vivência e política”, afirma Nobru, curador do FADAS.

A Led Creativ assina o cenário iluminado do FADAS. Fundada em 2016 pelo iluminador John Freitas, num cenário ainda carente de equipamentos, serviços confiáveis e pessoal qualificado, a Led cresceu gradualmente e nessa edição abrilhanta as atrações do FADAS com seus tubos de led. 

A direção artística é de Fabíola Aquino, cineasta e documentarista da identidade e da diversidade cultural da Bahia. Sócia-diretora da Obá Cacauê Produções, atua há 26 anos no mercado cultural. Idealizadora do FADAS, Festival que quer impactar a cidade com destaques artísticos da diversidade e pluralidade local e soteropolitana, quanto à idade, gênero, orientação sexual, raça e perfil socioeconômico.

FADAS é uma celebração à diversidade e à inclusãode artistas LGBTQIAPN+. É uma proposta que inclui a juventude LGBTQUIAPN+ em todas as etapas de produção, desde a concepção, à produção e participação de artistas do meio no palco, a maioria residentes em Valéria, no conceito “nada sobre nós sem nós”. É um momento de celebrar o orgulho de quem somos, nossa luta por direitos e representatividade, como caminhos da inclusão e visibilidade, reunindo artes visuais, música, dança, cultura hip-hop.

O projeto FADAS II foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Uma co-produção entre a Kffeina e Obá Cacauê Produções. 

O Festival acontece no Espaço Cultural Boca de Brasa de Valéria, dia 01 de junho, sábado, às 16h, com entrada gratuita. As apresentações ocorrem presencialmente e com transmissão ao vivo no Canal Obá Cacauê no Youtube, onde ficará disponível por tempo indeterminado.

SERVIÇO 

O QUÊ? FESTIVAL ARTES na DIVERSIDADE SEXUAL – FADAS

QUANDO? 1 de junho, 16h

ONDE? Espaço Cultural Boca de Brasa de Valéria – Salvador 

Leia também: Escolas são importantes no combate à LGBTfobia, defendem especialistas

Deixe uma resposta

scroll to top