17ª edição do Festival Anim!Arte no RJ destaca temática sobre a representatividade negra

Outlook-nf5kaqtd.jpg

Após três anos sem o evento presencial, o ‘Festival Anim!Arte’ volta para sua 17ª edição no Estação NET Botafogo, na Zona Sul do Rio, a partir desta segunda-feira (06), até o dia 14 de novembro, com exibições gratuitas de animações nacionais e internacionais. São mais de 300 curtas de 44 diferentes países dos seis continentes, como França, Estados Unidos, África do Sul, Japão e Austrália.

Eles são divididos em seis categorias: Culturas do mundo; Filme ambiental; Estudantes Universitários Br; Estudantes Brasileiros Mini; Estudantes Internacionais Maxi e Estudantes Internacionais Mini. Os projetos têm diferentes temas e gêneros, e um dos destaques é a cultura e representatividade negra, representados por alunos da África do Sul e Brasil. 

O curta ‘Rosas Brancas’, dirigido por Diogo Aurich e Valentina Angel será apresentado no evento /Foto: Divulgação

Com a duração máxima até 15 minutos, os curtas são realizados por estudantes de escolas e universidades do mundo todo, com o intuito de promover a cultura e incentivar o crescimento artístico e profissional na área da animação.  Além das exibições gratuitas, o festival ainda conta com sessões exclusivas paras as escolas e oficinas de stop motion para crianças entre oito e doze anos. 

A edição de 2023 conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e da multinacional S & P Global Commodity Insights. O projeto tem o apoio da Festhome, Núcleo i – Inteligência Criativa e Film Freeway.   

Na sessão de segunda-feira (06), foram exibidos o curta brasileiro “Agosto dos ventos” com direção de Paulo Henrique Antunes, e o curta sul-africano “Out of Tune”, com direção de Jade Pretorius.

Próximas sessões com curtas dentro da temática: 

Sessão do dia 08/11 às 19h – classificação indicativa: 12 anos 

  • “The Present” (Direção: Arowan Parker) – África do Sul 

Sinopse: Num mundo pós-pandemia, onde as memórias são compradas em vez de feitas, John e a sua esposa Julia passam as noites absortos na experiência das memórias de outras pessoas – permitindo que a vibração das memórias dê vida a uma existência monótona. Um dia, John vai buscar uma lembrança do conglomerado global MemCorp, apenas para descobrir que todas as lembranças estão esgotadas. Ele volta para casa de mãos vazias e, ele e Julia se percebem dolorosamente conscientes da natureza monótona de sua existência. Através de uma série de eventos humorísticos, Julia e John encontram alegria em sua realidade e percebem que viver as memórias de outras pessoas os impediu de criar as suas.   

Sessão do dia 11/11 às 19h – classificação indicativa: 16 anos 

  • “Rosas Brancas” (Direção: Diogo Aurich e Valentina Angel) – Brasil 

Sinopse: Uma garota pede ajuda a forças maiores quando sua irmã mais nova está no hospital, mas é surpreendida pela alegria que sente ao ouvir a música de um desconhecido. 

  • “Spots” (Direção: Sofia Adelina) – Brasil 

Sinopse: Giada, uma garota de 8 anos, tem suas pernas quebradas e está se recuperando no hospital junto à sua Mãe, de luto pela perda de seu Pai para o câncer. Durante seus sonhos, escapa constantemente de uma criatura monstruosa até ser salva por Brigite, uma menina da mesma idade com manchas nos braços e pernas, em sua Arraia voadora. Entre dias de reabilitação com sua mãe e noites de aventura com Brigite, Giada terá seus valores postos à prova com o retorno do Monstro.   

  •  “Carcinização” (Direção: Denis Souza) – BrasilSinopse: Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo. 

Sessão do dia 12/11 às 19h – classificação indicativa: 10 anos 

  • “Presente” (Direção dos alunos do Estudio Escola de Animação no RJ) 

Sinopse: Uma jovem entregadora, tem como passatempo adivinhar o conteúdo de todas as suas encomendas antes de entregá-las. Um dia, surge um pacote misterioso que a leva ao limite para descobrir o que há dentro. 

Serviço: 

De 06 a 14/11 

Sessões gratuitas às 19h e 21h (segunda a sexta) | 17h e 19h (sábado e domingo) – Com distribuição de senhas uma hora antes de cada sessão 

Local: Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ)  

07/11 e 14/11 | Sessões exclusivas para escolas às 10h30 | Máximo de 250 lugares

Ponto Cine (Estr. do Camboatá, 2300 – Guadalupe, Rio de Janeiro – RJ) 

*Sessões especiais voltadas para as escolas no Ponto Cine ainda sem data e horários confirmados 

Dias 25 e 26/11 

Oficinas de Animação e sessões extras | 10h às 12h| Entre 8 e 12 anos

Local: Museu do Pontal (Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)

Sobre o Festival  

O Anim!Arte é um festival de animação direcionado ao público estudantil, que visa promover a cultura, o crescimento profissional e artístico no campo da animação no Brasil. Seu foco principal é incentivar o aumento e a qualificação das produções audiovisuais entre jovens e crianças (estudantes). 

Criado em 2001, o Anim!Arte acumula um histórico de 16 edições bem-sucedidas, consolidando-se como uma referência na área. Ao longo de seus 22 anos de existência, o festival desempenhou um papel fundamental na formação de plateias e na promoção do desenvolvimento técnico e artístico por meio de oficinas práticas e teóricas, palestras, fóruns e workshops. Nas duas edições mais recentes, o festival alcançou grande destaque em âmbito nacional e internacional, com mais de 3000 filmes inscritos de mais de 90 países. 

O Anim!Arte oferece ao seu público a exibição de mais de 400 curtas-metragens de animação, muitos deles inéditos no Brasil e na América do Sul, abrangendo um panorama global da animação estudantil e profissional. Além disso, promove o intercâmbio de experiências culturais e audiovisuais. 

O festival também promove oficinas e workshops de animação, proporcionando a experimentação de diversas técnicas de animação, bem como palestras com profissionais para aproximar os estudantes do mercado e fóruns e debates com educadores, cineastas e ambientalistas. Um diferencial notável é a realização de oficinas voltadas para educadores, contribuindo para que as técnicas sejam disseminadas de forma autônoma nas escolas e universidades após o evento. 

O Festival Anim!Arte é um evento gratuito que tem como objetivo promover a educação audiovisual e a formação de plateia de maneira democrática e acessível. Todos os realizadores de filmes enviam autorização para a exibição. 

Leia também: Rio recebe a 3ª edição do Festival Internacional de Intercâmbio Teatral – NEAPFEST Brasil

Deixe uma resposta

scroll to top