338 famílias indígenas, de 24 aldeias do sudeste paraense, foram contempladas no Programa “Sua Casa”. Projeto destinado a construções, reformas, ampliações, melhorias ou adaptações de unidades habitacionais.
A entrega dos cheques no valor de R$21 mil aconteceu no evento realizado no dia 18 dezembro de 2023, na Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado. O Estado do Pará atualmente apresenta uma das maiores diversidades étnicas do Brasil, onde existem mais de 55 etnias, aproximadamente 60 mil indígenas falantes de três dezenas de idiomas dos troncos linguísticos: Karib, Macro jê, Pano, Nheengatu, Tupi, Juruna, Munduruku, entre outras.
Os povos indígenas ocupam mais de 25% do território paraense e estão distribuídos em torno de 77 terras indígenas, em 52 municípios. As famílias beneficiadas estão localizadas nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Jacundá, Goianésia do Pará e Brejo Grande do Araguaia.
Os povos indígenas localizados no sudeste do Pará, apresentam uma pluralidade de modos de vida, cosmologias, formas de organização social, relação de parentescos, narrativas mitológicas, línguas entre outros aspectos.
No momento da entrega, o cacique Cuia, liderança da Aldeia Parkatêjê, destacou que esse momento foi muito especial e agradeceu pelo apoio e pela presença das entidades governamentais que estavam presentes na cerimônia. “Obrigado pelo apoio às comunidades indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e urbanos”, ressaltou o cacique em seu momento discurso.
A Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB/PA coordena a seleção dos beneficiários, acompanha a obra e a execução das despesas do Programa. Já a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA participa na utilização do crédito. O Banco do Estado do Pará S/A (BANPARÁ) é o agente financeiro do Programa, como depositário dos recursos financeiros.
Para participar do Programa SUA CASA, os interessados devem atender aos seguintes critérios:
I – Renda familiar de até três salários mínimos;
II – Não possuir outro imóvel;
III – Ser maior de dezoito anos ou emancipado;
IV – Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;
V – Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal; e
VI – Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.
Entre outros requisitos. Para mais informações acesso o site da Cohab do Pará
Leia também: Projeto abre inscrições para o curso gratuito em Informática Básica em Belém (PA)