As Fábricas de Cultura recebem exposições diversas e que valorizam a r(e)xistência de grupos sociais marginalizados, durante o mês de março. A entrada é livre e gratuita e segue até o dia 12 de março. O artista plástico Kaio Ka leva para a Fábrica de Cultura Brasilândia obras autorais que refletem sobre questões da própria trajetória como artista periférico e homem trans.
A exposição “Retalhos Ancestrais: daquilo que fui e que agora eu sou” conta com uma roda de conversa com o artista sobre a descoberta como homem trans por meio da arte e as dificuldades encontradas no espaço artístico, composto majoritariamente por homens cis. No total, serão 15 obras, sendo 14 telas em A4 mostrando a evolução ancestral (os retalhos) da tela principal.
A exposição, que celebra o Dia Internacional da Visibilidade Trans (31/03), fica em cartaz até o dia 12/03, terça. A visitação pode ser feita das 9h às 19h. E quem estiver pelo Grande ABC não pode deixar de visitar a Fábrica de Cultura Diadema a partir do dia 7 de março, às 15h.
A data marca a abertura da exposição “Empoderamento em Cores”, da artista plástica, arte-educadora e empreendedora social Ordalina Candido, que vem transformando a cena cultural de Diadema ao trabalhar a arte com ações de impacto social.
Nesta exposição, o público poderá mergulhar na diversidade de cores, traços e histórias que caracterizam a produção artística de Ordalina. A artista mantém seu ateliê aberto no Jardim Inamar, periferia de Diadema e onde mora, como uma forma de fortalecer a relação afetiva com a comunidade. Ela vem criando quadros utilizando como suporte, principalmente, tábuas de madeiras.
A temática central de suas obras são os quilombos urbanos, como ela caracteriza, as histórias de comunidades e pessoas, marcadas assim como as tábuas. Entre as figuras imortalizadas por suas mãos está a Anastácia Livre. A artista já expôs em diversos países da Europa e Oceania. A exposição fica em cartaz até 17 de abril e pode ser visitada na sala multiuso de terça a sábado, das 9h às 17h.
Para celebrar o Mês das Mulheres a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Osasco realiza a exposição “O mundo é das garotas”. Do dia 5, terça, ao dia 8, sexta, o público poderá aprender brincando com essa exposição inspirada no livro Capitolina.
Leia também: 3ª Bienal Black acontece no Rio de Janeiro com programação até junho
Por meio de jogos, vídeos e atividades interativas, como a elaboração de uma poção contra o patriarcado, os visitantes saberão mais sobre temas relacionados ao universo feminino, como sororidade, corpos reais e autocuidado. As atividades interativas acontecem das 14h30 às 15h30.
Para mais informações, acesse o site das Fábricas de Cultura.