Ex-conselheira do Avaí é indiciada por racismo após falas contra torcedores do Remo

Captura-de-tela-2026-01-08-115651.png

Caso foi registrado em novembro de 2025 quando Ana Paula Costa foi flagrada proferindo insultos contra torcedores do Remo durante a partida entre as equipes pela Série B do Campeonato Brasileiro

Nesta quarta-feira (7), a torcedora do Avaí e ex-conselheira do time, Ana Paula Costa foi indiciada pelo crime de racismo após proferir falas racistas contra torcedores do Remo, durante partida realizada em novembro de 2025. Na ocasião, Ana Paula proferiu  frases como “olha a tua cor” e “vão embora de jegue?”

A Polícia Civil ainda tenta identificar um segundo torcedor que também foi gravado ao lado de Ana Paula proferindo falas racistas e xenofóbicas, em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ouvir o homem afirmando que os jogadores “deveriam voltar pra casa de jegue”.

Torcedora do Avaí e ex-conselheira do time, Ana Paula Costa foi indiciada pelo crime de racismo após proferir falas racistas contra torcedores do Remo
Foto: Reprodução

A investigação foi conduzida pela DRRDI (Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância) e o inquérito policial agora, será submetido à análise do Ministério Público de Santa Catarina e do Poder Judiciário.

A ex-conselheira do Clube foi indiciada por racismo no contexto de atividade esportiva e se condenada pode cumprir pena de 2 a 5 anos de prisão.

O Notícia Preta entrou em contato com a defesa do caso, mas ainda não obteve retorno até o fim desta reportagem. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia também: “Olha tua cor”, torcedores do Avaí são flagrados insultando torcedores do Remo

O caso ocorreu durante a partida entre as equipes pela Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 15 de novembro de 2025, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Na época o Clube do Remo  se manifestou, classificando os atos como “repugnante e uma clara manifestação de racismo e intolerância” e exigindo a punição dos responsáveis. 

A Polícia Civil disponibiliza o contato telefônico da DEIC (48) 3665-9500 e o e-mail da DRRDI (deic-drrdi@pc.sc.gov.br) para denúncias, inclusive de forma anônima.

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top