O Estúdio Escola de Animação está com inscrições abertas, até 14 de abril, para jovens de 16 a 24 anos, moradores da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. As vagas são destinadas a estudantes de instituições públicas e com renda familiar de até 3 salários mínimos. O estúdio é um programa de formação voltado para o ensino e disseminação da linguagem de animação brasileira que proporciona aos jovens uma primeira experiência na área, aprendendo na prática a animar em um estúdio simulado.
O Estúdio Escola de Animação chega agora à 12ª edição, com seis meses de duração e aulas gratuitas. Destinado a moradores da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, oferece transporte e lanche. Durante todo esse período, a iniciativa recebeu 440 estudantes – marca que subirá com as 45 vagas da próxima turma, no Centro do Rio, com inscrições abertas de 1º a 14 de abril. Para se inscrever, basta acessar o site do Estúdio Escola, também sem pagamento.
“Nosso objetivo é gerar um impacto social, oferecer as condições necessárias para que esses jovens possam construir o futuro que desejam” destaca Paula Sued, diretora da Baluarte Cultura, realizadora do projeto: “Ao longo de 12 anos, temos um índice considerável de 40% de ex-alunos empregados, alguns com passagens até mesmo por estúdios do exterior”.
É o caso de Iásio Neris, de 27 anos. O morador da Ilha do Governador conheceu o Estúdio Escola de Animação quando estava no ensino médio. Sempre gostou de desenhar, mas trabalhar na área parecia pouco provável. Conseguiu uma vaga, fez o curso de ponta a ponta e, já com quase dez anos de carreira, orgulha-se de ter trabalhado no estúdio WildBrain, do Canadá.
“Não tinha uma ideia de carreira, mas me encontrei no curso. Hoje tenho uma profissão. Desde então vejo a animação de outra forma”, diz Iásio, que já participou de produções como “Irmão do Jorel”, “Tromba Trem, O Filme”, “Giga Blaster”, “Tuiga”, “Jhonny Test” e “The Snoopy Show”.
Uma das maiores referências em animação no Brasil, Zé Brandão é diretor criativo do Estúdio Escola de Animação e do Copa Studio, correalizadora da Baluarte Cultura nessa iniciativa. Para ele, o país ainda guarda muitos artistas que precisam ser revelados:
“O segmento de animação tem crescido muito no Brasil. E isso é fruto do investimento em novos talentos. Um curso como o Estúdio Escola de Animação fomenta o surgimento desse tipo de profissional e sua inserção no mercado de trabalho”.
Anderson Cruz de Almeida, de 29 anos, identificou-se tanto com o projeto que desde 2022 é professor. Hoje o morador do Maracanã ensina o que aprendeu e já vê seu conhecimento se espalhando pelo mercado:
“Ser chamado para dar aula no Estúdio Escola de Animação foi a realização de dois sonhos, porque queria trabalhar com animação e seguir os passos da minha mãe, professora. É emocionante quando a turma se reúne, ao fim de cada curso, para assistir em um cinema ao curta que produziu. Muitos ex-alunos me procuram para dizer que estão empregados, um dia ainda faremos vários projetos juntos”.
Para se inscrever, basta acessar aqui até 14 de abril de 2024.
O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela empresa Wilson Sons e tem apoio da Luxor Group e Grupo Card por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Eletromidia e Atlas Professionals, e apoio das empresas Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT), Grupo Dreamers, Nasajon e Luxor Group através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Conta ainda com a parceria institucional da empresa canadense de software de animação Toon Boom Animation.
Sobre a Baluarte Cultura:
A Baluarte é uma empresa que trabalha por um mundo com mais equidade. Através de parcerias multissetoriais e práticas sustentáveis alinhadas à Agenda 2030, criamos soluções customizadas de impacto social. Somos realizadoras de programas e projetos de cultura e educação e uma consultoria para empresas, institutos e projetos. Em 19 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case, Estúdio Escola de Animação.