Estilista Diego Gama inaugura o primeiro final de semana da Jägermeister Night Embassy, em São Paulo

IMG_6733.jpg

Programação feita pelo estilista conta com lançamento de coleção, workshop sobre moda e festas que agitaram o centro paulista, tudo isso na da Jägermeister

Na última sexta-feira (07) e no último sábado (08) a edição inédita da Jägermeister Night Embassy na América Latina, começou. Com a proposta de movimentar a noite paulistana e proporcionar uma grande experiência cultural, o evento começou com o estilista Diego Gama à frente de uma programação muito envolvida com a moda, criatividade e liberdade.

O estilista conta que o convite para ser um dos embaixadores do evento veio do stylist, maquiador e drag queer Alma Negrot, que faz parte da curadoria do evento, e com quem, segundo Diego, já trabalhou diversas vezes. “Desde o meu primeiro desfile é quem assina minha beleza, um grande amigo e um artista que eu admiro”, conta.

Diego Gama inaugura o final de semana da Jägermeister Night Embassy, em São Paulo – Foto: 00grau

Nesses dois dias calorosos de evento, o estilista levou outros artistas para colaborarem nesta grande produção cultural, e afirma que escolheu quem se alinhava com sua proposta de trabalho, que ele descreve como sendo um lugar de “possibilidades, de provocação e experimentação”. 

“A minha ideia foi trazer ao longo da residência pessoas que tenham proposições diferentes sobre suas mídias de trabalho. Então se o artista toca funk, vai ter um eletronica junto. Se a pessoa trabalhar com unha, vai ser uma unha mais artística, a mesma coisa com cabelo, com jóia”, explicou o artista. 

E assim a residência “Margens do Encontro” nasceu. O primeiro workshop foi com o figurinista Muca Rangel, focado na elaboração de figurinos usando o jeans e pensando em uma proposta de sustentabilidade no mundo da moda. A festa Bueiro, já no primeiro dia, levou para o público muito eletrônico, tecnobrega e funk com uma line-up composta por Mia Badgyal, Spencer Q, B2B Alirio, Fkoff e Anddygnada. 

O final de semana também contou com uma exposição multissensorial com elementos usados pelo embaixador em sua marca – Diegogama – fazendo referência às peças que apresentou no desfile, e com a participação das artistas Cyshimi, Gabriela Rocin e Sttefone. O outro workshop ficou a cargo da designer de moda Maria Canepa ensinando sobre bordado tridimensional.

Para finalizar a residência de Diego Gama, o estilista apresentou na última festa a sua coleção “REQUIEM”, com peças características da cultura urbana. Uma noite com muita moda e com muito estilo, que foi concluída com os shows de Capsule, Mirands, Bonekinha, Caio Prince e Afro.jpg.

A presença de tantos artistas e a concentração de tantas perspectivas é um dos grandes diferenciais da Jägermeister Night Embassy. Refletindo sobre essa combinação entre o evento e o seu trabalho, o estilista Diego Gama que diz que entende a moda como uma grande ferramenta de representação e de expressão, para além das palavras, enxergou na proposta da marca uma grande aliada.

“Sendo uma marca que está presente na noite, e nos espaços de celebração e segurança desses grupos, ela reforça esse lugar de liberdade para se expressar”, detalha Diego, que ainda completa contando ter uma equipe – colaboradores, modelos, artistas convidados – quase 100% negra, periférica e LGBTQIA+, e da relevância que isso representa.

“Essa é a comunidade que está fazendo o evento. E a gente sabe que é raro uma marca chegar e pagar para essas pessoas criarem e se expressarem. E não só da paulistana, tem gente de diversas vivências, performatividades, periferias, identidades, e que estão ali apresentando seus trabalhos. E é assim que deve ser”, finaliza. 

Apresentação da coleção “REQUIEM” 

Durante a primeira semana do evento, especificamente no último sábado (08), o  estilista levou o desfile da sua marca de streetwear batizado de “REQUIEM”, para a passarela da Jägermeister Night Embassy. Inspirada em sua infância, a coleção possui  mais de 10 mil dentes em resina bordados como pedrarias e jóias nos tecidos, que representam um colar feito com dentes-de-leite de membros da família, que o estilista encontrou na casa da avó.

Para o estilista, a prática simboliza uma forma de preservar a lembrança das pessoas, o que gerou uma reflexão sobre os processos de transformação da vida. “Este gesto me despertou a atenção para a punção entre vida e morte, como se marcasse a passagem da infância para um amadurecimento, provocando uma mudança drástica em nosso corpo. A partir disso, pensei em outros elementos que também pudessem manifestar este ciclo no desfile”, explica Diego. 

O próprio nome da coleção segue o pensamento da vida e da morte, já que réquiem é o nome dado a canção católica de teor fúnebre. Pelo mesmo motivo o artista utilizou silicone para recriar cogumelos ao longo do desfile, que de acordo com Diego, “os fungos são agentes que transmitem a ideia de vida e morte com bastante propriedade”. 

Dentre os detalhes que se destacaram na apresentação da coleção, estão os modelos em cetim passando uma textura puffer, e na versão vertical, o que é inusitado. Além disso, a mistura e o contraste entre tecidos mais sofisticados e o estilo das ruas também foi uma novidade, que propõe uma conversa entre a alta costura e a arte urbana. 

Outros elementos visíveis nas peças apresentadas incluem o universo do subúrbio carioca, com cores chamativas e o ar sombrio da figura do bate-bola, que o estilista utilizou para seguir o conceito já mencionado. 

Leia também: Bia Ferreira lança novo single “Dois Dedim” e anuncia álbum 

A imagem do desfile tem a assinatura da antropóloga e stylist carioca, Rafaela Pinah, as unhas dos modelos e aplicação dos dentes foram feitas por Cyshimi, e a artista Steffone produziu os penteados, que representam tanto as luzes da cidade maravilhosa, quanto as cores das galinhas d’angola, símbolo de vida e morte para o candomblé.

Para saber mais detalhes – como inscrição e programação – sobre as próximas semanas do evento que está invadindo e revolucionando as noites de São Paulo durante o mês de outubro, totalmente gratuito, acesse o site da Night Embassy.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Estilista Diego Gama inaugura o primeiro final de semana da Jägermeister Night Embassy, em São Paulo”

Deixe uma resposta

scroll to top