O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições que devem ser feitas online, já começam na próxima segunda-feira (27), e vão até o dia 7 de junho. Para se inscrever, o candidato precisa entrar na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O aluno deve preencher o formulário com seus dados pessoais, e informar qual língua estrangeira fará no dia, se precisará de atendimento especializado e informar qual, e a cidade de realização da prova. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, até o dia 12 de junho.
Esta edição tem uma novidade: agora os candidatos transgêneros, travestis, transexuais e não-binários que quiserem utilizar o nome social, não precisam mais enviar documentação comprobatória. Só é preciso, antes de se inscrever, confirmar se seus dados como o nome social, estão atualizados com a Receita Federal, já que eles aparecerão de forma automática no momento da inscrição.
As provas do Enem são aplicadas, tradicionalmente, em dois domingos consecutivos. Isso acontece tanto com as provas impressas quanto as digitais. No primeiro dia que vai de 13h30 às 19h, os alunos terão de fazer: a redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas. No segundo dia, de 13h30 às 18h30, são: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Sobre a reaplicação das provas, para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, serão feitas nos dias 10 e 11 de dezembro. Essa opção é direcionada às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital.
Datas importantes
Inscrições: 27/05 a 07/06
Solicitações de atendimento especializado: 27/05 a 07/06
Pagamento da taxa de inscrição: até 12/06
Provas: 3 e 10/11
Gabaritos: 20/11
Reaplicação do Enem: 10 e 11/12
Resultado: 13/01/2025
Leia também: “Enem dos concursos”: governo remarca provas para 18 de agosto