Na madrugada desta terça-feira (05), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), interrompeu o serviço de fornecimento de água em Salvador, afetando 12 cidades baianas. A interrupção impactou todos os bairros da cidade e segundo a responsável pelo serviço, a parada acontece por conta de uma manutenção de grande porte que deve durar o dia todo.
A pausa no fornecimento foi constatada por volta das 3h da manhã, quando cerca de 50 equipes iniciaram os trabalhos em Pedra do Calvo, e outras unidades de tratamento e captação do recurso como reservatórios, por exemplo. Além de Salvador, a lista de municípios afetados conta com: Lauro de Freitas, Simões Filho,Candeias, São francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe Amélia Rodrigues e parte da região de São Sebastião do Passé.

Entre os serviços especificados pela Embasa, está a ligação de uma espécie de desvio da adutora principal até o reservatório da Goméia, localizado na região de São Caetano. Além disso, está previsto a substituição de vauvulas, registros e outros equipamentos de bombeamento, bem como a manutenção da rede elétrica que faz parte dessas estruturas.
Previsão de volta
A previsão é que o serviço volte a funcionar de forma gradual ainda na noite desta terça-feira, quando a captação será reiniciada por parte dos agentes da Embasa, marcando a conclusão dos trabalhos de restauração. A regularização acontece aos poucos porque o sistema precisa de tempo para retomar a pressão normal da água, portanto, é natural que pontos mais distantes da rede registrem um retorno mais tardio, podendo gerar espera de até 48 horas, segundo a Embasa.
A distribuidora ainda orienta que os moradores façam o uso controlado de água até que o serviço seja normalizado e comunicou também, que disponibilizará um abastecimento alternativo por meio de caminhão-pipa. O serviço será prioritariamente destinado para serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde. A solicitação deve ser feita via canais de atendimento oficiais. Entre as orientações para o uso doméstico estão: Priorizar o uso para higiene pessoal, reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada durante escovação dos dentes e/ou ao ensaboar a louça, além da utilização de água de reuso em casos de limpeza de casa ou eventual lavagem, de roupas.
Leia também: No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola; maior parte são negros