Em Pernambuco, oito a cada dez famílias estão endividadas, revela pesquisa

pexels-rodnae-productions-7821914-scaled.jpg

Oito a cada dez famílias pernambucanas terminaram o ano de 2022 endividadas, é o que revela uma pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE). Segundo o levantamento, 81% dos consumidores do estado tinham alguma dívida em dezembro do ano passado. Esse número é o mais alto já registrado pela instituição, que pesquisa isso desde 2011.

Essa não é uma realidade apenas de Pernambuco. No Brasil, o número de famílias com dívidas bateu recorde no ano passado. No entanto, nacionalmente, o percentual de endividamento é menor: 77,9%.

A pesquisa considera como endividamento dívidas com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, créditos consignado ou pessoal, carnês e financiamentos de carro ou de casa.

endividadas
Oito a cada dez famílias pernambucanas terminaram o ano de 2022 endividadas

LEIA TAMBÉM: America Latina e Caribe possuem alimentação saudável mais cara do mundo, aponta relatório

A pesquisa da Fecomércio também mostrou que em Pernambuco, três a cada dez famílias estão inadimplentes, com as contas atrasadas, percentual que se mantém desde 2020.

Os mais impactados nesse grupo são as famílias de baixa renda, que ganham até dois salários-mínimos mensais, por causa do aumento do preço de produtos de despesas domésticas.

No estado, 15,2% das famílias dizem não ter condições de pagar as dívidas em atraso, número que tem aumentado pouco a pouco desde 2019, quando o percentual era de 12,6%.

0 Replies to “Em Pernambuco, oito a cada dez famílias estão endividadas, revela pesquisa”

Deixe uma resposta

scroll to top