Cerca de 40% dos brasileiros pretendem usar o décimo terceiro para renegociar dívidas segundo pesquisa do Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box. Entretanto as festas de fim de ano, também são conhecidas por ser um período de grande consumo, seja das comidas tradicionais, roupas, móveis, e eletrônicos e tantos outros bens de consumo aquecem o comércio.
A economista Patricia Marins bateu um papo com o Notícia Preta para dar dicas de como aproveitar o décimo terceiro nas finanças de casa.
“O décimo terceiro salário é uma oportunidade valiosa para organizar as finanças e começar o ano com mais tranquilidade. Antes de qualquer coisa, priorize o pagamento de dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, que podem comprometer sua renda ao longo do tempo. Se estiver livre de dívidas, considere montar ou reforçar sua reserva de emergência, garantindo segurança em momentos de imprevistos”, explica ela.
Segundo ela, cuidados podem ser tomados para evitar gastar o décimo terceiro salário de forma impulsiva e pouco produtiva como planejar os gastos do início do ano: IPVA, material escolar e outros compromissos inevitáveis.
“Reservar uma parte do décimo terceiro para essas despesas evita o uso de crédito e reduz o risco de endividamento. Durante as festas, estabeleça um orçamento para presentes e celebrações, mantendo-se fiel ao que pode gastar e evitando compras por impulso”, argumenta ela.
A economista ainda fala sobre as oportunidades de investimento:
“Investir também é uma excelente alternativa para fazer o dinheiro render. Opções como Tesouro Selic, CDBs e fundos de investimento oferecem segurança e boa rentabilidade. Usar o décimo terceiro com planejamento permite não apenas aproveitar o momento, mas também garantir um futuro financeiro mais estável”, indica a especialista.
Leia mais notícias aqui: Retrospectiva de aplicativo mostra relacionamento aberto como o mais procurado entre usuários em 2024