A cientista Dra. Jaqueline Goes, renomada por seu trabalho no sequenciamento do genoma do novo coronavírus na época em que a pandemia começou no Brasil e no mundo, foi anunciada como a vencedora do ‘Prêmio Inspiradoras 2023’, na categoria ‘Mulheres na Ciência’. O resultado da premiação foi anunciado na noite desta terça-feira (19), em um evento em São Paulo.
Com a vitória, a Dra. Jaqueline realizações se destaca como uma cientista baiana que está ativamente moldando o futuro da pesquisa no Brasil. Além disso, o prêmio reconhece sua representatividade significativa no campo científico como uma mulher negra, servindo de inspiração para futuras gerações de cientistas, especialmente mulheres negras.
A premiação é promovida em parceria entre Universa e o Instituto Avon, e tem como objetivo celebrar mulheres notáveis que estão moldando o cenário brasileiro com suas contribuições excepcionais.
“Vim bem desacreditada, isso mostra o quanto é difícil para nós, mulheres na ciência acreditar, que o nosso trabalho impacta realmente a vida das pessoas“, disse a biomedica ao ganhar.
A vitória da Dra. Jaqueline Goes no Prêmio Inspiradoras 2023 é um marco não apenas para a cientista, mas também para a ciência brasileira e para todas as mulheres negras que aspiram a deixar sua marca no mundo da pesquisa e inovação.
Leia também: Livro infantil lançado na Bienal mostra cientistas negras do Rio