O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos livros, filmes e lançamentos musicais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante pautas enviadas para o e-mail da redação.
Eventos
Dia de Iemanjá do Arpoador reunirá 21 atrações artísticas e religiosas, em ritual e evento gratuitos neste 2 de fevereiro – Rio de janeiro: Após reunir mais de 25 mil pessoas na sua quarta edição, em 2025, o Dia de Iemanjá do Arpoador receberá o público com as suas oferendas no próximo dia 2 de fevereiro de 2026, uma segunda-feira, das 10h às 22h. Atrações como Afoxé Filhos de Gandhi, Samba de Caboclo, Jongo do Vale do Café, Nina Rosa, Ogan Cotoquinho, Tião Casemiro, Pai Dário, Companhia de Aruanda, Orin Dudu, Ilê Axé Onixêgun e Marcos André, o idealizador da festa, já estão confirmadas no mesmo trecho na Praia de Ipanema, além da Feira Crespa. Tudo gratuito!
Festival Oferendas 2026 será realizado na celebração a Iemanjá- Salvador: No epicentro da maior festa de largo da capital baiana, o Festival Oferendas chega à sua 15ª edição consolidado como o palco de vanguarda musical nas celebrações a Iemanjá. Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a varanda do Lálá Casa de Arte, no Rio Vermelho, volta a ser o ponto de encontro de uma produção artística que preza pela liberdade e pelo diálogo com o espaço público. Neste ano, a festa começa e se encerra mais cedo, das 17h às 22h no domingo (1º.02) e das 12h às 22h na segunda (02.02).

Livros
“Eu sou do Samba” – livro é o único a contar a história através de personagens do Carnaval: O samba, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, ganha uma nova homenagem literária com o lançamento de Eu sou do Samba, de José Leonídio Pereira. A obra reúne contos e crônicas que mergulham, de forma inédita, nas histórias de quem constrói, com suor, alegria e talento, o espetáculo das Escolas de Samba. São vozes anônimas – mestres-salas, porta-bandeiras, ritmistas, compositores, passistas, carnavalescos – que mantêm vivo o espírito do carnaval carioca. A musicalidade e a emoção atravessam cada página da obra, construindo um retrato íntimo do Brasil que canta, dança e resiste. O livro lança luz sobre esses protagonistas pouco lembrados, que reforçam tradição e reinventam o carnaval ano após ano.
Lançamentos musicais
Da Cruz lança o álbum de Urban Afro-Brazilian Music “Som Sistema”: São Paulo, janeiro de 2026 – A banda da afro-brasileira Mariana Da Cruz, que mora em Berna, está criando um novo gênero no mundo da música. Da Cruz explora suas raízes africanas e brasileiras de forma musical no novo álbum “Som Sistema”. Mas ela não faz isso voltando às tradições musicais, e sim com base nos mais recentes desenvolvimentos da música negra moderna. O trabalho com onze faixas já está disponível nas plataformas digitais.
Leia mais notícias por aqui: Condenada por trabalho análogo à escravidão, Volkswagen recorre após multa de R$ 165 milhões








