Curso de formação profissional em gastronomia no Rio tem inscrições abertas

pexels-rfstudio-3622643-scaled-e1693317756750.jpg

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão ‘Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade’ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Hilton Rio de Janeiro Copacabana e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ). O curso gratuito de formação profissional é focado na preparação de futuros profissionais pretos e periféricos, da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A proposta do curso é que os alunos atuem na área da Gastronomia e da Hotelaria. O idealizador do Prêmio Gastronomia Preta e do festival que leva o mesmo nome, Breno Cruz, é o coordenador do projeto Pretonomia. O curso é totalmente presencial, e vai acontecer na cozinha profissional do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, a partir do dia 19 de Setembro. Mas as inscrições vão até o dia 12 de setembro.

O prazo de inscrição pode mudar caso atinja 500 inscritos antes. Os interessados podem se inscrever AQUI. Para participar é necessário ser uma pessoa negra ou indígena, morador da região metropolitana do Rio de Janeiro, gostar de cozinhar e de atender o público.

O projeto de 57 horas-aula, tem três eixos de formação: Cidadania, Culinária e Gestão – esse último, com foco no empreendedorismo. 

No primeiro eixo citado, o objetivo é acolher o jovem com discussões relacionadas aos Direitos Humanos e aos Direitos Trabalhistas – além de uma discussão do cotidiano profissional nas organizações privadas. No eixo Culinária, o foco são as técnicas, tipos de preparos e na valorização da cozinha de África. “Afinal, onde vemos África nos currículos dos cursos de Gastronomia?”, questiona o professor Breno Cruz.

Já na formação em Gestão são abordados temas centrais na gestão de empreendimentos gastronômicos – desde o gerenciamento de mídias sociais, até vendas por delivery.

A formação profissional vai durar três semanas para 20 alunos, que após estarem formados, vão receber um certificado do curso de extensão da UFRJ e estarão aptos a produzirem e venderem seus produtos no Festival Gastronomia Preta, que significa uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante a formação, e gerar renda.

Com a conclusão do curso e com o certificado, os alunos estarão aptos para iniciarem outras formação profissionais.

Leia também: Festival Gastronomia Preta: “Será um momento de aquilombamento dos nossos”, diz Preto Gourmet

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top