Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão ‘Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade’ da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Hilton Rio de Janeiro Copacabana e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ). O curso gratuito de formação profissional é focado na preparação de futuros profissionais pretos e periféricos, da região metropolitana do Rio de Janeiro.
A proposta do curso é que os alunos atuem na área da Gastronomia e da Hotelaria. O idealizador do Prêmio Gastronomia Preta e do festival que leva o mesmo nome, Breno Cruz, é o coordenador do projeto Pretonomia. O curso é totalmente presencial, e vai acontecer na cozinha profissional do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, a partir do dia 19 de Setembro. Mas as inscrições vão até o dia 12 de setembro.
O prazo de inscrição pode mudar caso atinja 500 inscritos antes. Os interessados podem se inscrever AQUI. Para participar é necessário ser uma pessoa negra ou indígena, morador da região metropolitana do Rio de Janeiro, gostar de cozinhar e de atender o público.
O projeto de 57 horas-aula, tem três eixos de formação: Cidadania, Culinária e Gestão – esse último, com foco no empreendedorismo.
No primeiro eixo citado, o objetivo é acolher o jovem com discussões relacionadas aos Direitos Humanos e aos Direitos Trabalhistas – além de uma discussão do cotidiano profissional nas organizações privadas. No eixo Culinária, o foco são as técnicas, tipos de preparos e na valorização da cozinha de África. “Afinal, onde vemos África nos currículos dos cursos de Gastronomia?”, questiona o professor Breno Cruz.
Já na formação em Gestão são abordados temas centrais na gestão de empreendimentos gastronômicos – desde o gerenciamento de mídias sociais, até vendas por delivery.
A formação profissional vai durar três semanas para 20 alunos, que após estarem formados, vão receber um certificado do curso de extensão da UFRJ e estarão aptos a produzirem e venderem seus produtos no Festival Gastronomia Preta, que significa uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante a formação, e gerar renda.
Com a conclusão do curso e com o certificado, os alunos estarão aptos para iniciarem outras formação profissionais.
Leia também: Festival Gastronomia Preta: “Será um momento de aquilombamento dos nossos”, diz Preto Gourmet