Curso de formação profissional em gastronomia é reconhecido por prêmio internacional

image00004.png

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Hilton Rio de Janeiro Copacabana foram selecionados para receber uma ‘Bolsa de Ação’ pela Hilton Global Foundation (HGF), no valor de US$ 1.000 (quase R$ 5.000,00). O reconhecimento acontece por conta do curso ‘Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade’, ministrado por Breno Cruz, o Preto Gourmet.

Segundo a instituição filantrópica ligada a Hilton, a premiação é entregue a organizações locais sem fins lucrativos, para apoiar os membros da equipe em todo o globo, que se envolvem em atividades de voluntariado. O curso de formação profissional focado na preparação de futuros profissionais pretos e periféricos, se enquadra nos requisitos.

O curso gratuito recebeu 218 inscrições de jovens negros ou indígenas, moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro, selecionou 20 alunos e uma monitora. As aulas já estão ocorrendo na cozinha profissional do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, e integra as atividades do Festival Gastronomia Preta.

Para Breno, o reconhecimento é muito significativo. “Ter essa chancela internacional mostra quão relevante é pretagonizar nosso povo na Gastronomia. Nosso projeto concorreu com mais de 5 mil hotéis nas Américas e nosso projeto foi eleito o melhor e ficou à frente de projetos dos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina“, conta.

O coordenador do projeto continua: “O recurso financeiro é importante mas não é o mais relevante nesse reconhecimento. Ser chancelado com um prêmio internacional e representar as Américas é um sonho para nós extensionistas da UFRJ e para nossos parceiros. Em todas as aulas temos 100% de presença e 0% de evasão. Isso demonstra a qualidade do nosso curso e dos nossos sonhos“.

O projeto tem três eixos de formação: Cidadania, Culinária e Gestão – esse último, com foco no empreendedorismo, oferecendo uma orientação completa no universo da gastronomia.

Leia também: Festival Gastronomia Preta: “Será um momento de aquilombamento dos nossos”, diz Preto Gourmet

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top