Curso de formação profissional em gastronomia é reconhecido por prêmio internacional

image00004.png

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Hilton Rio de Janeiro Copacabana foram selecionados para receber uma ‘Bolsa de Ação’ pela Hilton Global Foundation (HGF), no valor de US$ 1.000 (quase R$ 5.000,00). O reconhecimento acontece por conta do curso ‘Pretonomia: Formação Profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade’, ministrado por Breno Cruz, o Preto Gourmet.

Segundo a instituição filantrópica ligada a Hilton, a premiação é entregue a organizações locais sem fins lucrativos, para apoiar os membros da equipe em todo o globo, que se envolvem em atividades de voluntariado. O curso de formação profissional focado na preparação de futuros profissionais pretos e periféricos, se enquadra nos requisitos.

O curso gratuito recebeu 218 inscrições de jovens negros ou indígenas, moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro, selecionou 20 alunos e uma monitora. As aulas já estão ocorrendo na cozinha profissional do Hilton Rio de Janeiro Copacabana, e integra as atividades do Festival Gastronomia Preta.

Para Breno, o reconhecimento é muito significativo. “Ter essa chancela internacional mostra quão relevante é pretagonizar nosso povo na Gastronomia. Nosso projeto concorreu com mais de 5 mil hotéis nas Américas e nosso projeto foi eleito o melhor e ficou à frente de projetos dos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina“, conta.

O coordenador do projeto continua: “O recurso financeiro é importante mas não é o mais relevante nesse reconhecimento. Ser chancelado com um prêmio internacional e representar as Américas é um sonho para nós extensionistas da UFRJ e para nossos parceiros. Em todas as aulas temos 100% de presença e 0% de evasão. Isso demonstra a qualidade do nosso curso e dos nossos sonhos“.

O projeto tem três eixos de formação: Cidadania, Culinária e Gestão – esse último, com foco no empreendedorismo, oferecendo uma orientação completa no universo da gastronomia.

Leia também: Festival Gastronomia Preta: “Será um momento de aquilombamento dos nossos”, diz Preto Gourmet

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top