Ícone do site Notícia Preta

Credicard On MBM, o cartão que auxilia a luta antirracista

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O cartão de crédito Credicard on MBM, é um cartão de apoio à luta antirracista e aos afroempreendedores, já está disponível para solicitações

Surgindo da parceria entre o Movimento Black Money (MBM) e a empresa de cartões, o Credicard on MBM tem benefícios e vantagens em compras no Mercado Black Money, o maior Marketplace Afroempreendedor do Brasil. Um dos objetivos  do projeto é reduzir a taxa de crédito negado que, atualmente, é 3 vezes maior para os negros.

Nina Silva é CEO do Movimento Black Money – Foto: Divulgação MBM

Mesmo sendo maioria populacional no país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e 53% dos micro e pequenos empreendedores, a comunidade negra representa 67% dos desempregados. E, apesar de movimentar R$1,9 trilhão por ano, segundo levantamento da Small Business Administration, esse grupo tem as solicitações de créditos três vezes mais negadas nas instituições bancárias tradicionais.

Entre os intuitos do cartão está o auxílio a essas empresas, que tem empresários pretos à frente, através dos projetos “AfreekTech”, voltado para a capacitação gratuita em tecnologia, negócios, marketing digital e vendas. O “Black Vagas”, banco de vagas para profissionais e empreendedores negros. E o “Impactando Vidas Pretas”, movimento de ajuda financeira a mães negras solos, que são chefes de família. 

“Ajudará a alavancar pequenos afroempreendedores, através de programas educacionais e desenvolvimento de novas tecnologias”, disse Alan Soares.

A pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada pelo Movimento Black Money (MBM), em parceira com a Inventivos e a RD Station, identificou uma diferença de 40% a menos na renda de pessoas negras, comparadas com as brancas, e 61,9% dos afroempreendedores possuem ensino superior completo ou mais. O estudo mostra também que a principal dificuldade da comunidade na hora de empreender é o acesso ao crédito.

Segundo Alan Soares, cofundador do Movimento Black Money, o cartão é feito para essas pessoas e também quem desejam apoiar a luta antirracista, fomentar o afroempreendedorismo e ainda ter os beneficios da rede VISA. “Ao adquirir o Credicard On MBM, além de anuidade zero e ganhar todos os benefícios da rede VISA, você também nos ajudará a alavancar pequenos afroempreendedores, através de programas educacionais e desenvolvimento de novas tecnologias”, disse Alan.

Solicitação do Cartão Credicard on MBM

O cartão, que tem anuidade zero, pode ser solicitado clicando aqui, por tempo limitado. De acordo com Nina Silva, CEO do Movimento Black Money, ter o Cartão Credicard on MBM vai alavancar pequenos afroempreendedores, com programas educacionais e desenvolvimento de novas tecnologias. “Torne-se um aliado. Além de apoiar o combate aos efeitos do Racismo Estrutural, você ganhará uma série de benefícios dentro do Mercado Black Money – O maior Marketplace Afroempreendedor do país”. O Mercado Black Money é uma das principais iniciativas do Movimento, com mais de 1500 lojistas negros.

Tratamento diferente

Em um levantamento realizado pelo SEBRAE, foi identificado que empresários brancos tem 7% de chances a mais que empresários negros de terem crédito aprovado em instituições financieras. O número de pedidos negados são altos, 65% dos empreendedores negros que solicitaram empréstimos tiveram o crédito negado em agosto, enquanto pessoas brancas foram 58% deste total. “Para alterar essa realidade, é preciso movimentar o black money e investir no afroempreendedorismo, e é isto que o Movimento Black Money vem realizando”, finaliza Nina Silva.

Sair da versão mobile