“É complicado ser negra, lutando em um mundo que insiste em te desumanizar”, diz Ananda sobre processo contra Minerato

IMG_5378.jpeg

A cantora do grupo Melanina Carioca, Ananda, fez um desabafo na noite da última quarta-feira (15) em seu perfil do Instagram, sobre os desafios de ser negra no Brasil. O relato foi feito após descobrir obre a decisão do Ministério Público de São Paulo de arquivar a denúncia de racismo, por conta de um suposto áudio com ataques racistas feitos por Ana Paula Minerato, contra a artista. 

“Ontem, eu acordei e me deparei com a seguinte mensagem. 9 da manhã, meu dia acabou. O racismo no Brasil é uma ferida aberta e é complicado ser parda, negra, lutando em um mundo que insiste em te desumanizar na primeira oportunidade que tem”, iniciou ela. Ananda chegou a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o caso está sendo investigado no Rio.

“Recentemente, eu fui vítima de falas racistas por parte de uma mulher chamada Ana Paula Minerato. E ontem eu acordei com a notícia de que o processo tinha sido arquivado por falta de provas“, desabafou.

Em seguida, citou o vazamento do áudio em que Minerato disfere ofensas racistas sobre Ananda como: “A empregada do cabelo duro”. “Com áudio que foi veiculado em mídia nacional e eu ainda tenho que lidar com o outro lado cantando vitória dizendo que o bem vence o mal. Quem é o mal? Perguntei, não tive resposta? Tá um silêncio ensurdecedor“, continua.

O Ministério Público de São Paulo afirmou em nota que o caso foi encaminhado à Polícia Civil de São Paulo, que enviou à Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde os envolvidos residem.

Início do Processo

Em novembro de 2024, um áudio de Ana Paula Minerato foi vazado na internet, expondo comentários racistas feitos pela ex-repórter da RedeTV sobre Ananda. O episódio resultou na sua demissão e na perda do título de musa da Gaviões da Fiel.

Recentemente, o caso foi arquivado pelo MP de São Paulo, e Minerato publicou uma declaração nas redes sociais que muitos internautas interpretaram como uma referência ao ocorrido: “O bem sempre vence o mal”.

Leia também: MP arquiva denúncia de racismo contra Minerato, que publica em suas redes: “O bem e a verdade”

Deixe uma resposta

scroll to top