Com Macaé Evaristo, 3º mandato de Lula ainda é um dos governos com mais ministras mulheres na história do Brasil

WhatsApp-Image-2024-09-11-at-11.05.35.jpeg

Com a chegada de Macaé Evaristo substituindo Silvio Almeida como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, o atual governo volta a ter 10 mulheres nos ministérios. O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou com 11 mulheres entre 37 ministros, ou seja 29% dos ministérios. O governo Dilma Roussef até então havia tido a maior presença com 10 mulheres entre as 37 pastas (27%).

A deputada estadual Macaé Evaristo, de Minas Gerais, é professora desde os 19 anos, formada em serviço social é doutoranda em educação. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar cargos da secretaria municipal de educação em 2005.

Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania /Foto: Henrique Chendes/ALMG

A substituição ocorreu porque Silvio Almeida é acusado de assédio sexual. A existência das denúncias foi divulgada na última quinta-feira (05) pelo portal “Metrópoles” e confirmada em nota pública pela ONG Mee Too, que combate a violência sexual. Na reportagem também foi apontado que algumas denúncias foram feitas, mas sem divulgação de nomes. Mas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi apontada como uma das supostas vítimas. Silvio nega as acusações.

As ministras

As ministras do governo Lula atualmente são: Anielle Franco (PT), ministra da Igualdade Racial; Cida Gonçalves, ministra das Mulheres; Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Luciana Santos (PC do B), ministra da Ciência e Tecnologia; Macaé Evaristo (PT), ministra dos Direitos Humanos; Margareth Menezes, ministra da Cultura; Marina Silva (Rede), ministra do Meio Ambiente; Nísia Trindade, ministra da Saúde; Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento e Sonia Guajajara (PSOL), ministra dos Povos Originários.

Ministras do governo Lula no início do governo /Foto: Reprodução

Daniela Carneiro que começou o governo Lula como ministra do Turismo em 2023 foi substituída por Celso Sabino, ambos União Brasil. Ana Moser que também iniciou o governo no ministério dos Esportes foi substituída por André Fufuca (PP).

Leia mais notícias aqui: Jogador da NFL é detido por policiais em Miami antes de jogo: “Sou um homem negro na América com um carro legal”

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top