Neste sábado (6) e domingo (7), o Coletivo carioca Pé na Porta apresenta o espetáculo Invisíveis, que conta a história de três pessoas pretas que trabalham como auxiliares de serviços gerais em um mesmo lugar.
A história mostra como se dá a invisibilidade desses profissionais. Durante a peça, que será totalmente virtual, são apresentadas as trajetórias, até chegarem neste momento da vida. O texto é inédito e escrito por Renata Tavares e, segundo ela, mostra como o racismo é a base fundamental para a estrutura econômica-política-social no Brasil. “É através da perspectiva das histórias que os personagens contam, que se percebe como qualquer outro fator como a conservação desenfreada do capitalismo, a exposição da pessoa como lgbtqi+ e a subjugação de alguém que cumpriu pena, se torna mais um recurso na utilização da depreciação da vida humana preta”, afirma.
Renata ressalta ainda que a tonalidade da pele dos personagens evidencia essa complexa relação dos trabalhadores com os seus superiores. “Na grande maioria, nem percebem que eles existem, nem sabem seus nomes, e se aproveitam hierarquicamente por estarem acima para estereotipá-los”, revela. Ainda de acordo com Renata, a abordagem realizada pelos atores de forma descontraída e intensa, provoca uma reflexão sobre o racismo, desigualdade social, homofobia, humilhação e demais situações enfrentadas cotidianamente por esses profissionais invisibilizados pela sociedade.
Serviço:
Invisíveis – Exibições Virtuais
Dias: 06 e 07 de março
Hora: 20h
Para mais informações, acesse o perfil do coletivo no Instagram: https://www.instagram.com/coletivo_pe_na_porta